Contribuir com um mundo melhor é uma das vertentes que regem o movimento escoteiro em diversas partes do planeta. Os Escoteiros contribuem e tem um papel participativo nas comunidades onde atuam.
Em diversas partes do mundo crianças, adolescentes, jovens e adultos voluntários participaram neste sábado, (16-set) do Dia Mundial da Limpeza.
O evento reuniu escoteiros de vários países e territórios em favor do meio ambiente. O encontro, no Brasil, foi promovido pela ONG Limpa Brasil e contou com o apoio dos Escoteiros do Brasil.
O evento aconteceu simultaneamente em todos as cidades e capitais brasileiras.
No Amazonas, o grupo escoteiro 39º AM Dom Bosco, sediado nas dependências do santuário São José Operário reuniu mais de 40 crianças, jovens, adolescentes e adultos voluntários para uma ação de impacto na comunidade.
Os integrantes realizaram um grande mutirão de limpeza na praça senador Jefferson Peres, na zona sul de Manaus.
Comunidade aprovou a iniciativa
Mais de 200 quilos de lixo foram recolhidos pelos escoteiros. A comunidade aprovou a iniciativa Dona Maria Fernandes proprietária de uma barraca de lanches disse que sempre irá apoias iniciativas como essas.
“Fiquei surpresa ao ver essas crianças limpando e embalando todo esse lixo, espero ver os escoteiros sempre aqui” , disse Maria.
Para o chefe dos escoteiros e presidente do Grupo Dom Bosco, Paulo França o dia mostra a importância e o compromisso dos escoteiros com o meio ambiente.
“Nós escoteiros temos um grande compromisso com o meio ambiente, temos que deixar o mundo melhor e estamos despertando essa consciência em nossos membros juvenis. Sempre deixamos o local melhor que encontramos”, disse o presidente.
Sobre o movimento escoteiro
O Movimento Escoteiro foi criado, por essência, para ser um movimento voltado para o jovem, e também feito por eles, com o auxílio de adultos voluntários.
E se chama movimento por estar sempre em constante transformação, acompanhando as mudanças da geração, mas sem perder seu propósito educacional.
Por meio de atividades variadas e atraentes, o Escotismo incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento. Por meio da vivência nos grupos escoteiros, os jovens aprendem e tomam gosto por se envolverem com a comunidade, se transformando em verdadeiros líderes.
Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
É no grupo escoteiro que o Escotismo verdadeiramente acontece. Quem aplica as atividades, dinâmicas e ajuda os escoteiros são os adultos voluntários, conhecidos por escotistas.
Os jovens, por sua vez, são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase.
O Programa Educativo foi pensando para estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.
Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho.
O Escotismo também acredita que, por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo. E é essa a visão de futuro que passamos para os jovens escoteiros.
Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.