14 de fevereiro de 2026 | 18:40

Homem mais rico do mundo usará satélite pessoal para levar Internet às escolas do AM

Erlon Musk, o homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 185 bilhões de dólares (segundo a revista Forbes), vai levar serviço de Internet via satélite às escolas, hospitais e postos de saúde do interior do Amazonas.

O empresário é dono de vários empreendimentos, entre eles a SpaceX, que controla a rede de satélites Starlink. A ideia é disponibilizar Internet de alta velocidade às áreas do Amazonas que sofrem com o isolamento.

Erlon Musk anunciou que virá ao Brasil nas próximas semanas para fechar a parceria com o governo Federal para levar Internet ao interior do Amazonas.

Em novembro do ano passado, o ministro das telecomunicações, Fábio Faria, foi aos Estados Unidos para reunir com investidores, inclusive com Elon Musk. Na ocasião, o governo declarou ter interesse na tecnologia desenvolvida pela SpaceX, que seria incorporada ao programa Wi-Fi Brasil, que atende 897 pontos no Amazonas.

No final de janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), concedeu o direito de exploração de satélite estrangeiro não-geoestacionário de baixa órbita para a Starlink. Com isso, a empresa poderá oferecer o serviço de satélite em todo território brasileiro. O direito de exploração vai até 2027.

Leia também outras matérias

Inscrições para concurso da Aleam entram na reta final e presidente Roberto Cidade destaca prazo limite para participação no certame

Redação Zero Hora AM

TCE-AM doa equipamentos para três instituições de Manaus

fabiocosta

Governador Wilson Lima vistoria envio de Estação de Tratamento de Água que vai beneficiar mais de 30 mil moradores em São Gabriel da Cachoeira

Redação Zero Hora AM
Carregando....