Redação ZH – Relatório divulgado pelo IBGE, especialmente para o Dia da Mulher, aponta que o eleitorado brasileiro é formado por 52,7% de mulheres.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mesmo sendo maioria, as mulheres têm pouco espaço no cenário político brasileiro.
Embora entre os anos de 2020 a 2023 as mulheres tenham aumentado a participação em cargos políticos, elas ainda não conseguiram espaço significativo no Congresso Nacional e no governo Federal.
Os dados levam em conta a representação feminina nos poderes Executivo e Legislativo de outras nações, como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Itália e Suécia, entre outros.
No Brasil, o avanço feminino apresenta crescimento lento, porém contínuo e gradativo ao longo dos anos.
Mulheres na Câmara Federal
Na Câmara dos Deputados, as cadeiras ocupadas por mulheres passaram de 14,8% (em setembro de 2020) para 17,9% (em novembro de 2023).
Os números colocam o Brasil na 133ª posição do ranking com 186 países que avalia a participação de parlamentares mulheres em exercício em seus respectivos governos.
Para piorar a situação, o Brasil está em último lugar entre os países da América Latina, além de perder para nações como Ruanda, Cuba, México, Costa Rica, Argentina, Canadá e Estados Unidos.
Veja aqui o ranking completo: https://www.ipu.org/resources/publications/infographics/2023-03/women-in-politics-2023