Alimentos com cores escuras ou com pigmentos artificiais, refrigerantes, cigarros, café, vinhos e até açaí são alguns vilões de dentes mais brancos.
A cirurgiã-dentista Barbara Cypriano, da DN Concept Clinic, explica que qualquer pessoa pode fazer o clareamento.
“Todo mundo tem indicação para fazer o clareamento, a primeira indicação é a do paciente ter o desejo de fazer o procedimento. Apenas grávidas e lactantes possuem contraindicações devido ao ácido utilizado”, explica a doutora.
Para iniciar o clareamento, é necessário uma conversa entre paciente e dentista informando o desejo de fazer o tratamento, como ressalta Bárbara Cypriano.
“Primeiramente fazemos uma avaliação do paciente para sabermos se há necessidade de outros procedimentos para deixar a cavidade bucal saudável, antes de realizar em si o processo do clareamento”, ensina.
“Havendo necessidade de realizar restaurações, dependendo da área, estas deverão ser feitas posteriormente ou anteriormente ao clareamento, pois a resina não clareia, assim sendo trocamos as restaurações que ficaram com outra coloração”, acrescenta Bárbara Cypriano.
A doutora complementa que o clareamento é individual, não existe pacote de clareamento pois cada organismo reage de uma forma. “Há situações onde o dente já clareia na primeira sessão e outros vão começar apenas numa terceira sessão, sendo assim o clareamento deve ser feito individualmente”.
Quando se trata de clareamento dental muitas pessoas relatam sobre a hipersensibilidade dos dentes após o tratamento.
A profissional da DN Concept Clinic informa que “trabalhamos com técnicas avançadas para que diminua ao máximo a sensibilidade dos dentes, enquanto é realizado o tratamento. Dessa forma o paciente após o procedimento não tem restrições de alimentações seja de beber gelado ou qualquer outro alimento mais ácido”.
Mitos sobre clareamento
Antigamente, era comum as pessoas utilizarem o bicabornato de sódio para “branquear os dentes”. Isso é certo, doutora?
“Não, o bicabornato de sódio dá a falsa sensação de clareamento. Ele é um abrasivo da mesma forma que o carvão ativado. Clareamento se faz no consultório do dentista.”
Ouvimos relatos de pessoas que reclamam da sensibilidade dos dentes durante o processo de clareamento e até mesmo dor. É comum?
“O clareamento é feito com ácido que atua nas estruturas dos dentes. A sensibilidade pode ser sentida para mais ou para menos conforme cada paciente. Para que este procedimento seja feito em uma maneira eficaz, hoje na DN Concept Clinic temos um protocolo de sensibilidade onde, com técnicas mais eficazes, diminuímos muito esse incômodo do paciente.”
Técnicas caseiras existem?
“Um clareamento deve ser indicado e feito no consultório odontológico, por um profissional habilitado, pois são usadas técnicas apropriadas para cada paciente com o objetivo de mudar a coloração do sorriso do paciente.”
O que é o clareamento a laser?
“Algo que comumente vemos é a venda de clareamento a laser, quando na realidade algumas pessoas vendem como “laser” aquela luz azul que é um instrumento que usamos, o fotopolimenizador. Este não possui nenhum efeito clareador quando utilizado sobre o gel e tudo que você vê para vender, mostrando um “photoshop” de um dente extremamente branco, desconfie – clareamento é com o profissional especializado.”