26.3 C
Manaus
7 de julho de 2025 | 07:51

Inglaterra vai usar injeção que “trata” o câncer em apenas sete minutos

Pacientes da Inglaterra serão os primeiros do mundo a receber uma injeção que promete tratar o câncer em apenas sete minutos. Essa é uma alternativa às longas sessões de gotejamento intravenoso (com um soro ligado na veia).

Depois de obter a aprovação da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido, o Serviço Nacional de Saúde (National Health Service ou NHS) vai distribuir a imunoterapia injetável a centenas de pacientes todos os anos.

Segundo o jornal britânico The Guardian, a novidade deve reduzir em até 75% o tempo de tratamento medicamentoso para alguns pacientes com câncer.

A injeção contém o remédio atezolizumabe, que normalmente é administrado por meio de gotejamento intravenoso.

Cânceres de pulmão, mama, fígado e bexiga

Conhecido comercialmente como Tecentriq, o fármaco, que no Brasil pode custar mais de R$ 20.000, é recomendado para diversos tipos de câncer, incluindo de pulmão, mama, fígado e bexiga.

Esse remédio é conhecido por ser um inibidor de checkpoint e ajudar o sistema imunológico a encontrar e matar as células cancerosas.

Ele funciona bloqueando uma proteína que impede o sistema imune de atacar o tumor, tornando as células cancerosas mais visíveis à resposta imunológica do organismo.

Segundo Peter Johnson, diretor nacional para o câncer do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, citado pelo jornal, a injeção vai garantir tratamento avançado aos pacientes.

“O uso inovador dessa terapia significará que centenas de pacientes poderão passar menos tempo no hospital e aliviarão as unidades de quimioterapia do NHS”.

Em pacientes com câncer de pulmão em estágio inicial, ensaios clínicos demonstraram que o atezolizumabe pode reduzir em 34% o risco de recorrência do tumor ou de morte, após cirurgia e quimioterapia, informa o The Guardian.

Leia também outras matérias

STF vota descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal

Redação Zero Hora AM

Sassá da Construção busca alternativas para evitar desemprego aos trabalhadores de flutuantes

Hugo Bronzere

Festival de Parintins 2025: conheça detalhes do maior festival folclórico do Brasil

Redação Zero Hora AM
Carregando....