29 de janeiro de 2026 | 18:05

Inscrições para seminário internacional sobre direitos fundamentais no TCE-AM entram na reta final

Faltando pouco mais de uma semana para a realização do Seminário Internacional “Novas Perspectivas dos Direitos Fundamentais”, as inscrições para o evento entram na reta final.

Promovido pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Presidência e da Ouvidoria, o encontro será realizado dia 6 de fevereiro de 2026, de forma presencial, nas dependências da Corte de Contas.

As inscrições são gratuitas, seguem abertas e podem ser realizadas enquanto houver vagas disponíveis. O link para inscrição está disponível no portal da Escola de Contas Públicas (ECP), em https://ecpvirtual.tce.am.gov.br/.

Democracia, acesso à Justiça e segurança jurídica

O seminário reunirá juristas de reconhecido prestígio nacional e internacional para debater temas relacionados à democracia, ao acesso à justiça, à segurança jurídica e à proteção dos direitos fundamentais, em uma programação voltada à formação e ao diálogo institucional.

A iniciativa é realizada em parceria com a Escola de Direito da ALFA Educação (UNIALFA/FADISP) e é destinada a servidores e jurisdicionados do TCE-AM, estudantes de graduação e pós-graduação em Direito e áreas afins, além do público em geral interessado no tema.

“Espaço de debate plural”

A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, ressaltou a importância da adesão ao evento.

“Estamos incentivando a participação de servidores, jurisdicionados e estudantes em um espaço de debate plural, que contribui para a formação cidadã e para o fortalecimento da segurança jurídica”, afirmou.

Para o conselheiro-ouvidor do Tribunal, Mario de Mello, o seminário representa uma oportunidade de ampliação da participação da sociedade nesses debates.

“O seminário foi pensado para promover reflexão qualificada e aproximar o Tribunal da sociedade, fortalecendo o diálogo sobre direitos fundamentais e o papel das instituições democráticas”, destacou.

Programação

Entre os destaques da programação está a palestra de abertura do procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco, com o tema “Segurança jurídica como direito fundamental”.

O seminário contará ainda com exposições de professores e juristas como Francesco Viganò, da Corte Constitucional Italiana; Lorenzo Mateo Bujosa Vadell, da Universidade de Salamanca; André de Carvalho Ramos, subprocurador-geral da República; Sabrina Ragone, da Universidade de Bologna; e Henrique Garbellini Carnio, professor da PUC-SP, Mackenzie e FADISP.

O evento possui carga horária de cinco horas/aula e será coordenado academicamente pelos professores Dr. Thiago Matsushita e Dr. Lauro Ishikawa.

Leia também outras matérias

STF vota descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal

Redação Zero Hora AM

Em pouco mais de um ano, governo Wilson Lima reassenta mais de mil famílias das comunidades da Sharp e Manaus 2000

Redação Zero Hora AM

Bolsa Família: pagamentos começam nesta sexta-feira (30)

Redação Zero Hora AM
Carregando....