A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e do Programa Qualidade de Vida (PQVida), realizou, na manhã desta sexta-feira (23-jan), uma atividade alusiva à Campanha Janeiro Branco, voltada à promoção da saúde mental, do bem-estar e da qualidade de vida dos servidores que atuam na Reitoria da instituição.
A iniciativa integra o movimento nacional Janeiro Branco, que busca conscientizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde emocional e psicológica ao abordar reflexões sobre hábitos de vida, relações sociais, ambiente de trabalho, alimentação, sono, prática de atividades físicas e manejo do estresse.

A proposta é fortalecer espaços de diálogo e acolhimento no ambiente laboral, contribuindo para a construção de uma cultura institucional mais empática, saudável e humana.
A programação ocorreu no Auditório da Reitoria da UEA, com a palestra do psicólogo Prof. Dr. Márcio Gonçalves, diretor da Escola Normal Superior (ENS/UEA), que apresentou reflexões sobre os processos emocionais no cotidiano, com destaque para o autoconhecimento, a escuta ativa e o fortalecimento das relações interpessoais.
O docente abordou situações recorrentes no ambiente institucional e ressaltou a importância da percepção emocional e da comunicação profissional.

Durante a abertura, a vice-reitora da UEA, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, reforçou a necessidade de olhar com atenção para a saúde mental no cotidiano institucional.
“Precisamos melhorar cada vez mais a saúde de todos nós. A saúde mental é tão importante quanto a saúde física e, muitas vezes, acabamos esquecendo disso. O Janeiro Branco é um momento fundamental para lembrar e reforçar essa temática”, ressaltou.

O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Dr. Valber Martins, destacou a relevância da temática para a comunidade acadêmica. “Agradeço ao professor Márcio pela gentileza e pela contribuição em trazer um tema tão importante para a nossa comunidade.
Que possamos nos unir cada vez mais e dialogar sobre assuntos como esse, fortalecendo o cuidado coletivo dentro da universidade”, afirmou.
Confira na íntegra a transmissão do evento.
