A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu hoje (9-ago) a Medalha Ruy Araújo ao historiador, jornalista e escritor amazonense Abrahim Sena Baze.
A homenagem é de autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) e reconhece as inúmeras contribuições do intelectual nos campos da informação, história, cultura e jornalismo do Amazonas.
O ato solene, que ocorreu na Assembleia Legislativa, contou com a presença de familiares e amigos do homenageado, além de personalidades como Tenório Telles, presidente do Conselho Municipal de Cultura (representando o prefeito de Manaus, David Almeida); Antônio Auzier Ramos, diretor do Departamento de Literatura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC); Prof. Dra. Artemis de Araújo Soares, diretora de eventos da Academia Amazonense de Letras; Claudia Daou, diretora do Grupo Rede Amazônica, entre outros convidados.
Autor da indicação, Wilker reforçou que os principais feitos de sua vasta carreira foram fundamentais para a preservação patrimonial, resgate de memória e valorização do legado cultural do Estado, e que justificam a entrega desta honraria, considerada a maior comenda do Poder Legislativo estadual.
“Temos aqui um homenageado que dedicou mais de 40 anos de sua vida ao jornalismo, cultura e, principalmente, para resgatar uma história do nosso Estado, da nossa cidade, que a juventude hoje desconhece’, destacou Wilker.
“Muitos que tiverem a coragem e curiosidade de pesquisar um pouco da nossa história, vão se socorrer nas vossas obras. Isso é um grande legado e são essas as razões claras que me trouxeram aqui, de forma justa, para eternizar seu nome neste parlamento”, acrescentou.
Representando a Academia Amazonense de Letras, a professora Artemis de Araújo Soares endossou que as obras de Abrahim, que é vice-presidente e membro da instituição, enriquecem tanto o acervo da academia quanto a história do Amazonas, e destacou o merecimento da comenda ao historiador.
“Em nome da Academia Amazonense de Letras, trago a expressão do nosso contentamento de ver o nosso Abrahim homenageado recebendo essa comenda tão importante. O nosso historiador tem imensas obras publicadas, o que enriquece a nossa academia, isso é muito importante para a nossa sociedade e principalmente para os nossos registros porque esses feitos não podem ser perdidos”, comentou a professora.
Homenageado, Abrahim agradeceu a indicação para receber a Medalha Ruy Araújo e prometeu continuar suas contribuições na seara do conhecimento cultural amazonense.
“Receber tal honraria aumenta a minha responsabilidade para a sociedade amazonense. A outorga a quem vos fala é um autêntico ato de condescendência e generosidade desta Casa, especialmente na pessoa do deputado Wilker Barreto, e dos demais membros que validaram o meu nome por unanimidade. Prometo que estarei de plantão nas redações do conhecimento, solidificando o meu pobre saber e alargando as minhas produções literárias, agora sobre a luminosidade desta Casa. Muito obrigado”, finalizou Abrahim.
Biografia
Abrahim Baze nasceu em Manaus, em 27 de agosto de 1949, filho de Akil Ayub Baze e Jandira Sena Baze.
É jornalista e formou-se em Licenciatura Plena em História pelo Centro Universitário do Norte e Pós-Graduado “Lato Sensu” em Educação a Distância pelo Centro Universitário Uniseb Coc, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
É membro do Instituto Geográfico Histórico do Amazonas, da Academia de Medicina do Amazonas, da Academia Amazonense de Letras sendo que exerce a função de Adido Cultural do Consulado de Portugal em Manaus, além de criador de seis museus na cidade.
É diretor do Museu da Rede Amazônica e Biblioteca e Memorial Senador Bernardo Cabral, tendo publicado 39 livros, dois deles em Portugal e um na Espanha.