15 de agosto de 2025 | 06:27

Justiça autoriza Caprichoso e Garantido a usarem guindastes, mas fiscalização continuará na arena

Redação ZH – Os bois Garantido e Caprichoso estão autorizados pela Justiça do Trabalho a usarem guindastes nas apresentações do Festival Folclórico de Parintins.

A autorização foi concedida no domingo (22-jun), após polêmica envolvendo uma liminar concedida na sexta-feira (20-jun), que proibia o uso das estruturas.

Embora tenham autorização, os bumbás vão passar por fiscalização nos dias que antecedem as apresentações no bumbódromo. Objetivo é verificar as condições de segurança no uso dos guindastes e evitar acidentes dentro e fora do bumbódromo.

Na decisão judicial, o juiz André Luiz Marques Cunha Júnior considerou que as agremiações apresentaram documentação detalhada sobre o uso seguro dos equipamentos, validada pelo Corpo de Bombeiros, que não identificou irregularidades.

A liberação está condicionada ao cumprimento das exigências do Anexo 12 da NR-12, que trata da segurança na movimentação de cargas e pessoas.

O presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, disse aos jornalistas que o uso dos guindastes é essencial para a grandiosidade do espetáculo.

A vice-presidente do Garantido, Marialva Brandão, destacou que a agremiação foi pioneira no uso das estruturas, no início dos anos 2000, e elogiou a atuação técnica do Corpo de Bombeiros.

Leia também outras matérias

Em reunião do CAS presidida por Alckmin, Wilson Lima destaca importância econômica e social da BR-319

Redação Zero Hora AM

Semana da Criança: segunda etapa do Gigantes da Floresta será entregue na quinta-feira

Hugo Bronzere

MIDR reconhece a situação de emergência em 13 cidades brasileiras

Redação Zero Hora AM
Carregando....