24.3 C
Manaus
5 de abril de 2025 | 08:06

Justiça suspende perfil no WhatsApp após denúncias de fake news contra Amazonino

O juiz auxiliar do Tribunal Regional eleitoral do Amazonas (TER-AM) nas Eleições Gerais de 2022, o desembargador Ronnie Frank Torres Stone determinou a suspensão do perfil de WhatsApp vinculado ao telefone +55 92 9418-8564, denunciado por espalhar informações falsas sobre o candidato ao governo do Amazonas pela Federação PSDB Cidadania, Amazonino Mendes.

A denúncia, em face de Francisco Cledeval Lima de Oliveira, acusa propaganda eleitoral antecipada e compartilhamento de de modo massivo de conteúdo injurioso e difamatório contra Amazonino Mendes, por meio da criação de estados mentais e emocionais artificiais, no eleitorado amazonense.

O juiz entendeu que as notícias encaminhadas pelo aplicativo WhatsApp espalharam informações falsas sobre Amazonino, além de ofenderem sua honra e imagem.

“De igual sorte, também entendo estar presente o requisito referente ao periculum in mora, porque a espera por decisão judicial, proferida mediante cognição exauriente, pode permitir a veiculação, por tempo indeterminado, de propaganda eleitoral que não observa os preceitos legais. Além disso, a proliferação de fake news na internet tende a tomar grandes proporções gerando uma enorme desinformação dos eleitores e maculando a isonomia do pleito”, decidiu.

Veja a íntegra da decisão.

0601168-02.2022.6.04.0000_decisao_concedida_tutela

Leia também outras matérias

Hoje acontece o primeiro debate entre pré-candidatos à prefeitura de Manaus

Hugo Bronzere

Após pedido de Sassá, pequenos vendedores na Ponta Negra podem ter dívidas perdoadas pela prefeitura

Redação Zero Hora AM

Rádio Difusora terá mega cobertura das Eleições 2024 na capital e interior do Amazonas

Redação Zero Hora AM
Carregando....