20 de novembro de 2025 | 20:20

Lagoa da Compensa será inaugurada sexta-feira, confirma Prefeitura de Manaus

Em comemoração aos 61 anos do bairro Compensa, o prefeito de Manaus, David Almeida, entrega amanhã (13-jun) a nova Lagoa da Compensa, um dos projetos mais significativos de requalificação urbana e ambiental da capital.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), o espaço foi totalmente revitalizado e transformado em um parque urbano multifuncional, devolvendo dignidade, beleza e qualidade de vida aos moradores da zona oeste.

O prefeito David Almeida destacou, na apresentação do local à imprensa, ontem (10-jun), que a nova lagoa representa uma conquista histórica para o bairro.

“Essa é uma joia da zona oeste que agora está devolvida à população como um verdadeiro cartão-postal. Quando viemos aqui nas primeiras vezes, encontramos um cenário de abandono”, relembra David Almeida.

“Hoje, ver as janelas das casas abertas de novo e os moradores orgulhosos da paisagem que têm é a maior recompensa. A nova Lagoa da Compensa é um presente à altura do aniversário do bairro”, acrescenta o prefeito.

Área recuperada

A área, antes marcada pelo abandono, presença de esgoto a céu aberto, lixo acumulado e insegurança, passou por um intenso processo de recuperação ambiental e urbanística.

A lagoa, que chegou a ser evitada pelos próprios moradores em razão do mau cheiro e da presença de usuários de drogas, agora abriga uma estrutura completa para lazer, esporte e convivência social: pista de caminhada, praça molhada, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, píer com pedalinhos, anfiteatro, espaço pet e até uma fazendinha educativa.

“Antes, lagoa tinha esgoto; agora tem peixes”

O projeto é também referência em sustentabilidade. A recuperação do espelho d’água foi feita com técnicas naturais, como o uso de plantas aquáticas filtrantes, a exemplo do mureru.

O espaço, que antes recebia esgoto, agora abriga peixes, patos, marrecos e gansos, contribuindo para a recomposição da fauna e oferecendo à população um ambiente de contato direto com a natureza.

Aberta ao público

A inauguração contará com programação cultural, atividades para crianças e a presença dos trabalhadores que participaram da revitalização, como os garis que ajudaram a limpar, plantar e reconstruir o espaço.

A movimentação econômica no entorno também já é visível, com pequenos empreendedores instalando barracas, lanchonetes e brinquedos, fomentando o turismo de bairro e valorizando a região.

Leia também outras matérias

Mulher que não cedeu lugar para criança em avião ganha milhares de seguidores

fabiocosta

Dino libera parte de emendas de comissão bloqueadas

Redação Zero Hora AM

David Almeida denuncia vandalismo e reúne grafiteiros para revitalizar complexo Rei Pelé

fabiocosta
Carregando....