30.3 C
Manaus
1 de julho de 2025 | 15:58

Lagoa da Compensa será inaugurada sexta-feira, confirma Prefeitura de Manaus

Em comemoração aos 61 anos do bairro Compensa, o prefeito de Manaus, David Almeida, entrega amanhã (13-jun) a nova Lagoa da Compensa, um dos projetos mais significativos de requalificação urbana e ambiental da capital.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), o espaço foi totalmente revitalizado e transformado em um parque urbano multifuncional, devolvendo dignidade, beleza e qualidade de vida aos moradores da zona oeste.

O prefeito David Almeida destacou, na apresentação do local à imprensa, ontem (10-jun), que a nova lagoa representa uma conquista histórica para o bairro.

“Essa é uma joia da zona oeste que agora está devolvida à população como um verdadeiro cartão-postal. Quando viemos aqui nas primeiras vezes, encontramos um cenário de abandono”, relembra David Almeida.

“Hoje, ver as janelas das casas abertas de novo e os moradores orgulhosos da paisagem que têm é a maior recompensa. A nova Lagoa da Compensa é um presente à altura do aniversário do bairro”, acrescenta o prefeito.

Área recuperada

A área, antes marcada pelo abandono, presença de esgoto a céu aberto, lixo acumulado e insegurança, passou por um intenso processo de recuperação ambiental e urbanística.

A lagoa, que chegou a ser evitada pelos próprios moradores em razão do mau cheiro e da presença de usuários de drogas, agora abriga uma estrutura completa para lazer, esporte e convivência social: pista de caminhada, praça molhada, academia ao ar livre, quadra poliesportiva, píer com pedalinhos, anfiteatro, espaço pet e até uma fazendinha educativa.

“Antes, lagoa tinha esgoto; agora tem peixes”

O projeto é também referência em sustentabilidade. A recuperação do espelho d’água foi feita com técnicas naturais, como o uso de plantas aquáticas filtrantes, a exemplo do mureru.

O espaço, que antes recebia esgoto, agora abriga peixes, patos, marrecos e gansos, contribuindo para a recomposição da fauna e oferecendo à população um ambiente de contato direto com a natureza.

Aberta ao público

A inauguração contará com programação cultural, atividades para crianças e a presença dos trabalhadores que participaram da revitalização, como os garis que ajudaram a limpar, plantar e reconstruir o espaço.

A movimentação econômica no entorno também já é visível, com pequenos empreendedores instalando barracas, lanchonetes e brinquedos, fomentando o turismo de bairro e valorizando a região.

Leia também outras matérias

Lei do Mar: municípios costeiros deverão incluir diretrizes para conservação e uso sustentável em planos diretores

Redação Zero Hora AM

TCE-AM reprova contas e multa ex-presidente da Câmara de Jutaí

Hugo Bronzere

Canais digitais concentram 85% dos atendimentos da Águas de Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....