24.3 C
Manaus
6 de outubro de 2025 | 09:11

Lei de Caio André que torna o tucunaré símbolo da pesca esportiva é sancionada

O Projeto de Lei (PL) 119/2022, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (Podemos), que torna o tucunaré símbolo da pesca esportiva, foi sancionado pela Prefeitura de Manaus e passa a ser uma lei municipal.

A matéria aguardava sanção do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a qual também estabelece regras para conservação e abate do pescado.

A Lei ganhou o nº 3.107 e foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) após tramitar na Casa Legislativa.

O presidente da Casa e autor do projeto, Caio André, falou da importância da lei para valorizar o pescado, e acima de tudo, beneficiar as cadeias produtivas que dependem do tucunaré.

“O projeto sempre foi pensado para não apenas tornar o tucunaré símbolo dessa modalidade – que atrai muitos turistas para a capital – mas também garantir a movimentação dessa produção para quem depende do tucunaré, como os ribeirinhos da nossa região”, afirmou Caio.

Lei Municipal

A Lei define como áreas de proteção do tucunaré: Rio Negro, Paraná da Eva, Lago do Puraquequara, Lago do Tarumã-Açu, Lago do Tarumã-Mirim, Rio Cuieiras e Lago do Apuaú.

O projeto proíbe a captura do peixe em período de reprodução, especificamente entre os dias 1º de janeiro a 15 de março, mesmo que para a pesca esportiva.

A Lei cita, ainda, que caberá à prefeitura designar o órgão encarregado de realizar o levantamento de todos os empreendimentos de pesca esportiva que atuam em Manaus para fins de regularização.

O órgão também ficará responsável por fiscalizar feiras, mercados e formalizar acordos de pesca com as comunidades rurais.

Leia também outras matérias

Especialização em Direito Eleitoral da UEA segue com inscrições abertas até domingo (16)

Hugo Bronzere

Papa Bento XVI morre aos 95 anos, em Roma

Redação Zero Hora AM

Em Manaus, homem ataca procissão, quebra imagem do santo e fere fieis

Redação Zero Hora AM
Carregando....