14 de novembro de 2025 | 09:55

Leis de autoria de Roberto Cidade reforçam compromisso com a alfabetização no Amazonas

A educação é uma das áreas prioritárias no mandato do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). E, às vésperas do Dia Nacional da Alfabetização, comemorado nesta sexta-feira, (14-nov), o deputado-presidente destaca iniciativas de sua autoria que favorecem a educação.

Dentre as leis de sua autoria está a Lei nº 5.518/2021, que dispõe sobre a Educação como Atividade Essencial no Estado do Amazonas. A medida visa garantir a manutenção da Educação em todos os seus níveis e modalidades, ainda que em situação de emergência e calamidade pública.

Cidade também é autor da Lei nº 6.362/2023, que institui o Selo “Escola Amiga da Educação Inclusiva”.

A iniciativa visa incentivar as escolas públicas e privadas do Estado do Amazonas a adotarem medidas para implantação de um sistema educacional inclusivo de pessoas com deficiência, em todos os níveis de ensino, com a adoção de currículos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender as necessidades dos estudantes com deficiência.

“Precisamos preparar as escolas, os educadores, todo o corpo técnico e os alunos para receber as pessoas com deficiência. Esse deve ser um compromisso de todos. No mundo atual, com tudo o que aprendemos sobre as potencialidades das pessoas, é imprescindível que tenhamos um novo olhar sobre essa perspectiva e que possamos indicar caminhos para termos espaços mais justos, mais inclusivos”, afirmou.

Iniciação científica
É de autoria do parlamentar, a Lei nº 7082/24, que incentiva o ensino e a pesquisa científica na rede básica de educação do Estado.

O intuito é estimular a iniciação científica por meio do protagonismo no processo de construção e reconstrução de conhecimento em favor do bem comum; da promoção do processo de ensino-aprendizagem, com atividades relacionadas com o campo científico; da ampliação do estudo, da pesquisa, da ciência, da inovação e do desenvolvimento de competências para a aprendizagem.

“A pesquisa científica é um instrumento de grande importância para a construção e propagação do conhecimento, contribui para a promoção de atividades tecnológicas e é uma estratégia para o desenvolvimento econômico e social do Estado. É uma área que requer investimentos e ações que a fortaleçam e a estimulem. Com o desenvolvimento da ciência, pesquisa e tecnologia, nossos estudantes tendem a construir um futuro melhor para eles e para a sociedade”, afirmou o deputado-presidente.

Outras leis de autoria de Cidade
  • > Lei nº 5.120/2020 – Obriga a realização de curso de prevenção de acidentes e primeiros socorros em todas as escolas e creches públicas;
  • > Lei nº 5.208/2020 – Combate o desperdício de alimentos na merenda dos estabelecimentos escolares, Projeto Desperdício Zero;
  • > Lei nº 5.333/2020 – Dispõe sobre a formação de equipes de apoio em todas as escolas públicas do ensino fundamental e médio;
  • > Lei nº 5.702/2021 – Cria a Semana da Literatura Amazonense nas Escolas da Rede Pública Estadual do Amazonas;
  • > Lei nº 5.630/2021 – Dispõe sobre a implementação de técnicas da justiça restaurativa para solução de conflitos no ambiente escolar.
Dia da Alfabetização

A data, 14 de novembro, foi criada em 1966 e foi escolhida como uma homenagem ao dia que o Ministério da Educação (MEC) foi fundado, no ano de 1930.

A alfabetização é uma das etapas cruciais para o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa, dando-lhe meios para garantir seu desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional. Ela permite que o ser humano possa desfrutar plenamente de sua cidadania.

Foto – Rodrigo Brelaz

Leia também outras matérias

Morre aos 86 anos Newton Cardoso, o último politíco da velha guarda de MG

Redação Zero Hora AM

Animais domésticos poderão, em breve, ser transportados nos ônibus de Manaus

fabiocosta

Criação de comitê de combate ao racismo em Manaus é proposto pelo vereador Jander Lobato

Redação Zero Hora AM
Carregando....