Redação ZH – Quem foi hoje ao Manauara Shopping e procurou a livraria Saraiva foi surpreendido com a notícia que a mega loja de livros e uma das mais tradicionais de Manaus, fechou as portas.
Ponto de encontro de leitores e consumidores de cultura, a Saraiva (uma das maiores loja de livros do norte do País) não aguentou a crise financeira e fechou a filial em Manaus.
O encerramento das atividades foi confirmado pela diretoria do Manauara Shopping, que destacou que a loja funcionava desde a inauguração do shopping, em 2009.
“O Manauara Shopping informa que as operações da Livraria Saraiva Megastore, localizada no Piso Castanheiras, foram encerradas no último domingo, 18/06. O Manauara Shopping permanece atento às oportunidades de mercado para trazer um mix de serviços, produtos e experiências cada vez melhores aos clientes”, informou o centro comercial.
Em maio deste ano, a Livraria Saraiva anunciou o fechamento de seis de suas lojas pelo Brasil. Na ocasião, a empresa divulgou um prejuízo líquido de R$ 15,2 milhões no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior.
O fechamento das filiais, segundo o comunicado da empresa, é relacionado à priorização das unidades com maior rentabilidade.
Em 2018, a Saraiva fechou 20 lojas espalhadas pelo Brasil, em uma decisão considerada drástica.
Apesar de afirmar que o encerramento da operação das lojas estaria alinhado com o “seu plano de reestruturação”, é sabido que a Saraiva, assim como a Livraria Cultura, são agentes de uma das piores crises do mercado editorial brasileiro.