27.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024 | 00:14

Luto na TV: Aracy Balabanian morre aos 83 anos no RJ

A atriz Aracy Balabanian morreu na manhã desta segunda-feira (07-ago) aos 83 anos. A artista, diagnosticada com câncer no pulmão no fim de 2022, estava internada na Clínica São Vicente, Rio de Janeiro.

A última aparição da atriz foi em agosto de 2022 no ‘Conversa com Bial’, na Globo. Aracy esteve em projetos como ‘Rainha da Sucata’, ‘A Próxima Vítima’, ‘Sai de Baixo’, ‘Da Cor do Pecado’, ‘Passione’ e ‘Cheia de Charme’.

Elogios aos 14 anos

Mas Aracy venceu a resistência em casa e, aos 14 anos, foi convidada por Augusto Boal — então diretor do Teatro de Arena — para um teste no Teatro Paulista do Estudante.

Ela passou, e o primeiro trabalho foi a peça ‘Almanjarra’, de Arthur Azevedo, que lhe valeu elogios dos críticos Décio de Almeida Prado e Sábato Magaldi. “Eles escreveram uma crítica que terminava dizendo: ‘Aracy Balabanian: guardem esse nome’. Eu fiquei possuída”.

Fez vestibular aos 18 anos para a Escola de Arte Dramática de São Paulo e para Ciências Sociais, na USP – este, atendendo ao desejo do pai. Aprovada em ambos, abandonou o último no terceiro ano para se dedicar totalmente ao teatro.

Participou de espetáculos encenados pelo Teatro Brasileiro de Comédia, o TBC – entre eles, ‘Os Ossos do Barão’, de Jorge Andrade, em 1963 – e integrou o elenco da primeira montagem no Brasil do musical ‘Hair,‘ em 1969, dirigido por Ademar Guerra.

A partir de então, Aracy Balabanian deu vida a diversos personagens que ficaram marcados na memória do público. Entre eles estão Gabriela, do programa infantil “Vila Sésamo”, em 1973.

A atriz passou dois anos trabalhando na Rede Manchete. Lá, entre 1986 e 1988, ela integrou o elenco das novelas “Mania de Querer” e “Helena”.

A atriz voltou para a Globo em 1989, interpretando Maria Fromet em “Que Rei Sou Eu?”.

Sai de baixo!

A consagração veio também com Cassandra, em “Sai de Baixo”, de 1996. Ela vivia uma socialite decadente.

“Eu me vi fazendo uma coisa que é o sonho de todo ator: teatro e televisão, ao mesmo tempo. Só que era um espetáculo ensaiado em uma tarde”, contou Aracy ao Memória Globo.

Leia também outras matérias

Deputados que apoiam Wilson Lima recusam projeto que dá transparência aos gastos do governo

Redação Zero Hora AM

Vereador Jander Lobato assume presidência das comissões de Água e Saneamento e de Assuntos Sociocomunitários da CMM

Redação Zero Hora AM

Secretaria de Educação do Amazonas abre processo seletivo com 3,6 mil vagas para professores

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo