O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), propôs a contratação urgente de mais agentes temporários para a fiscalização das queimadas na capital e no interior do Amazonas.
O parlamentar formalizou indicações ao Governo do Estado e à prefeitura de Manaus, para que as contratações sejam feitas.
Hoje (11-out), a cidade amanheceu, mais uma vez, coberta por uma densa fumaça, tornando a qualidade do ar classificada como “péssima” e “perigosa”.

“A cidade de Manaus está vivendo dias de terror com essa fumaça, prejudicado toda a população, trazendo mais doenças respiratórias”, afirmou Caio André.
O Governo Federal autorizou o envio de agentes da Força Nacional de Segurança Pública para reforçar o combate às queimadas e incêndios florestais em municípios do sul do Amazonas.
A portaria foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira.
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulgou portaria autorizando aulas remotas nesta quarta-feira, em razão das condições de qualidade do ar no Amazonas.
Queimadas se multiplicam

Caio André destacou, ainda, que a técnica da coivara, adotada principalmente em municípios do interior para “limpar” terrenos, contribui para a cortina de fumaça que toma conta da cidade.
“Eu estive na cidade de Autazes e na rodovia Manoel Urbano (AM-070) e quase em todas as propriedades estão utilizando a coivara, queimando, trazendo essa poluição enorme. Precisamos de fiscalização para combater esses incêndios, que já estão trazendo problemas gravíssimos à saúde da nossa população”, acrescentou o presidente da CMM.
Ar irrespirável

De acordo com painel internacional de monitoramento World’s Air Polution, que reúne dados de sensores de diversas localidades do mundo, Manaus amanheceu como a segunda pior cidade do mundo para respirar.
Conforme o aplicativo Selva, que mede os níveis de poluição do ar na capital, a qualidade do ar está comprometida em diversos pontos da cidade.
Manaus tem sofrido com a fumaça desde o mês de setembro.
Combatentes do Ibama estiveram na capital na semana passada, mas os níveis de poluição seguem altos, com risco de prejuízos à saúde da população.
Na manhã desta quarta-feira, conforme sistemas de monitoramento, os pontos mais críticos foram registrados nos bairros Compensa, Aparecida, Colônia Oliveira Machado e Morro da Liberdade.