31.3 C
Manaus
22 de maio de 2024 | 14:00

Mais de 400 escoteiros do AM promovem encontro na Ponta Negra para comemorar o ¨Dia Mundial dos Escoteiros”

Os Escoteiros do Brasil Amazonas realizam no próximo sábado (20-abr) um megaencontro para celebrar o Dia Mundial dos Escoteiros, comemorado na próxima terça-feira. 23 abril.

O evento irá acontecer no calçadão da praia da Ponta Negra, zona oeste de Manaus, às 14 horas,  e vai contar com a participação de mais de 400 crianças, adolescentes, jovens e adultos integrantes do movimento escoteiro. 

O evento será uma oportunidade para que o público conheça o maior movimento de jovens do planeta, presente em 216 países e territórios.

Na programação, os integrantes do escotismo irão realizar jogos, gincanas e algumas tradições do movimento escoteiro, além de exposições de uniformes e um acampamento modelo.
Os visitantes poderão conhecer a rotina dos escoteiros e se informar quanto as formas de ingresso no movimento.
Crianças, adolescentes e jovens de 6,5 até 21 anos podem fazer parte do escotismo. Adultos acima de 21 anos podem fazer parte como voluntários (chefes escoteiros).
O movimento escoteiro
O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina presentes na sua vida militar, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um novo movimento educacional.
A partir de saberes e habilidades que aprendeu enquanto esteve na Índia e na África, ele escreveu, em 1899, um livro chamado “Ajudas à Exploração Militar” (Aids To Scouting), que continha informações sobre seguir pistas, exploração e técnicas que se referiam à vida em campo.

O sucesso foi tanto que os jovens ingleses usaram para se divertir e viver novas aventuras. Percebendo o enorme interesse dos jovens em aprender e replicar as técnicas citadas no livro, Baden-Powell empenhou-se em adaptá-lo para ser utilizado pelas escolas britânicas.

E foi assim, reunindo as experiências e as atividades ao ar livre que criou um estilo de vida que passou a ser utilizado na educação e formação dos jovens.

Leia também outras matérias

Seminário sobre Direito Eleitoral marca abertura do ano letivo da Escola de Contas do TCE-AM

Redação Zero Hora AM

Filha mata o próprio pai, com golpes de terçado, para defender a mãe que era espancada

Redação Zero Hora AM

Bebê recém-nascido é abandonado em terreno cheio de lixo, durante noite fria em Manaus

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo