13 de fevereiro de 2026 | 08:14

Ministério do Turismo e UEA lançam pesquisa nacional para mapear turistas neurodivergentes

Pesquisa busca reunir dados para fortalecer práticas inclusivas no turismo

O Ministério do Turismo, em parceria com o Programa Mais Acesso da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), iniciou, nesta segunda-feira (9/2), uma pesquisa pública sobre turismo acessível voltado a pessoas neurodivergentes. O formulário ficará disponível até o dia 28 de fevereiro de 2026.

A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade ao tema e reunir dados que subsidiarão a elaboração de um guia com orientações e boas práticas para o atendimento inclusivo no setor turístico.

“O turismo só é verdadeiramente completo quando todas as pessoas podem vivenciá-lo com autonomia, segurança e dignidade. Ouvir quem está diretamente envolvido é essencial para construir soluções eficazes”, destaca a Prof.ª Dra. Marklea Ferst, do Programa Mais Acesso da UEA.

Além de identificar as necessidades sensoriais, comunicacionais e comportamentais dos turistas, o levantamento também pretende mapear boas práticas de acolhimento já existentes. Para isso, o público-alvo da pesquisa inclui não apenas as pessoas com neurodivergências e seus familiares, mas também profissionais do turismo.

Para reforçar a importância da escuta ativa e da construção coletiva, o Programa Mais Acesso da UEA reafirma seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a representatividade no turismo.

Para responder à pesquisa, acesse o link abaixo:
CLIQUE AQUI

Leia também outras matérias

ESPÍRITO SANTO: Mobilização pretende vacinar 1,7 milhão de pessoas contra a gripe no estado

Redação Zero Hora AM

Presidente do TCE-AM palestra em lançamento de programa de governança da prefeitura de Manaus

fabiocosta

Wilson Lima acompanha chegada de serviços da Carreta da Saúde no bairro Grande Vitória, na zona leste

Redação Zero Hora AM
Carregando....