Como se não bastassem as manifestações por todo o Brasil, que se intensificaram após a vitória de Lula, manifestantes também estão protestando mundo afora. Ontem domingo (13-nov), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que estão em Nova York para participar do evento do Lide Brazil Conference, que acontece nesta segunda (14-nov) e terça (15-nov) foram hostilizados por manifestantes.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais, manifestantes gritam e xingam os magistrados quando eles saem do hotel pela porta principal para entrar em uma van, estacionada logo em frente. Quando o ministro Gilmar Mendes sai do hotel em direção ao veículo, uma das pessoas grita: “O que é seu está guardado, seu bandido”.
Ministros do STF são xingados na porta de hotel em Nova York pic.twitter.com/SzoC8mXTJR
— Zerohoraam (@zerohoraam) November 14, 2022
Mais cedo, segurando cartazes com os dizeres “SOS Forças Armadas” e com vestimentas nas cores verde e amarelo, os manifestantes gritavam: “Ei, Xandão, seu lugar é na prisão”, em referência ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vem sendo acusado pelos apoiadores mais fanáticos de atacar o presidente Jair Bolsonaro (PL) e de privilegiar o então candidato à presidência e agora presidente-eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em outro momento, na Times Square, o ministro Luís Roberto Barroso é abordado na rua por uma mulher. Ela o questiona: “Como está, senhor juiz?” e responde: “Muito bem, senhora. Feliz pelo Brasil”.
Em seguida a mulher, que grava todo o percurso, complementa: “Ah, tá bom. Mas nós vamos ganhar essa luta. Nós vamos ganhar essa luta. O senhor está entendendo? Que a gente vai ganhar essa luta, cuidado. O povo brasileiro é maior do que a nossa Suprema Corte”. E Barroso responde: “Com a graça de Deus”. A mulher continua: “Você não vai ganhar o nosso país”. Em seguida, Barroso entra em uma loja e diz: “Não seja grosseira. Tchau, minha senhora. Passar bem”.