O prefeito de Manaus, David Almeida, celebrou hoje (04-abr) o primeiro ano de inauguração do mirante Lúcia Almeida, espaço que rapidamente se tornou um dos principais cartões-postais da cidade.
Localizado no largo da ilha de São Vicente, o mirante é integrado ao casarão Thiago de Mello e oferece uma das vistas mais privilegiadas para o rio Negro.
Para marcar a data, a prefeitura preparou uma programação especial com atrações culturais, exposições, apresentações musicais e queima de fogos no sábado, dia 5.
“Hoje completa um ano da inauguração desse novo cartão-postal da nossa cidade: o mirante Lúcia Almeida, o largo da ilha de São Vicente e o casarão Thiago de Mello. Se você ainda não conhece, se programe”, convidou o prefeito.
“Amanhã, das 14h às 20h, teremos uma programação diversa para todos os públicos, com exposições, apresentações do ‘Hastag Toadas’ e outras atrações. E para quem tem lancha ou jet ski, é uma ótima oportunidade de vir pelo rio, assistir ao pôr do sol e curtir o espetáculo de fogos ao anoitecer”, acrescentou David Almeida.
Novo cartão postal de Manaus
Desde sua inauguração, o espaço se destaca como símbolo do novo momento vivido pelo Centro Histórico de Manaus. Mais do que um ponto turístico, o mirante representa a política da atual gestão de valorização da cultura, da economia criativa, de incentivo ao turismo e requalificação do centro histórico.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Jender Lobato, o mirante é um marco para a cidade.
“Ele trouxe mais segurança, incentivou o turismo e fortaleceu a economia criativa na região. Nossa missão é garantir que o espaço continue sendo um ponto de encontro para manauaras e visitantes”, destacou.
Espaço para contemplação e cultura
O mirante Lúcia Almeida foi projetado para oferecer uma experiência única aos visitantes.
Entre seus principais atrativos estão: vista panorâmica do rio Negro, estrutura moderna e acessível, proximidade com pontos turísticos históricos, espaço para eventos e manifestações artísticas, além de um skyglass liberado ao público com uma varanda que proporciona uma visão transparente para o leito do rio Negro.
O mirante também tem sido palco de apresentações culturais e eventos que valorizam a identidade regional.
Além disso, o local está cercado por outros importantes pontos culturais e históricos, como o Museu de Manaus, a praça Dom Pedro 2°, a rua Oscar Ramos e o Centro Cultural Óscar Ramos, além do histórico prédio Booth Line, que remete ao período áureo da borracha.