4 de abril de 2025 | 03:16

Morre índia yanomami encontrada com desnutrição grave; foto dela correu o mundo

Morreu hoje (22-jan) de manhã a índia yanomami que estava com severo quadro de desnutrição. A indígena estava internada num hospital destinado ao atendimento médico de pessoas de etnia indígena, na cidade de Boa Vista (RR).

A foto da mulher foi divulgada semana passada pela Urihi Associação Yanomami e alertou o mundo sobre a situação de abandono e fome que vivem yanomamis.

Com a morte da mulher, a Urihi Associação Yanomami divulgou nota onde pede que, por questões culturais, se evite o compartilhamento da imagem da indígena.

“Na cultura yanomami, após o falecimento, não pronunciamos o nome da pessoa, queimamos todos os seus pertences, e não permitimos que fotografias permaneçam sendo divulgadas”, explica a associação.

A imagem mostrava uma idosa em grave estado de desnutrição.

Neste fim de semana, o governo federal declarou estado de emergência na terra yanomami de Roraima.

O presidente Lula (PT) visitou o estado acompanhado de diversos ministros. Além do problema de acesso à alimentação, há uma crise sanitária, com casos de malária e outras doenças.

Saúde dos yanomamis

Em razão da grave precarização das condições de vida dos povos, também em decorrência do garimpo ilegal, a população vive uma grande crise sanitária. Além do garimpo provocar assassinatos dos indígenas, nos últimos meses foram registradas mortes por desnutrição.

Leia também outras matérias

Roberto Cidade lança indireta ao prefeito David Almeida, nas redes sociais

Redação Zero Hora AM

Receita Federal inicia operação inovadora para garantir fluidez no comércio exterior durante a seca na Amazônia

Redação Zero Hora AM

Guerra Mundial: entenda riscos de conflito entre Israel e Irã

Redação Zero Hora AM
Carregando....