27.3 C
Manaus
20 de janeiro de 2025 | 00:09

Morre Léo Batista, ícone do jornalismo esportivo, aos 92 anos

João Batista Bellinaso Neto, mais conhecido como Léo Batista, foi uma das mais marcantes vozes do esporte brasileiro em todos os tempos. Léo Batista morreu no dia 19 de janeiro de 2025, aos 92 anos, no Rio de Janeiro-RJ, poucos dias após ter descoberto um tumor no pâncreas. 

Neste domingo (19-jan), a televisão brasileira perdeu um de seus maiores nomes. O apresentador Léo Batista, histórico no mundo esportivo, morreu aos 92 anos. Ele havia sido internado, em estado grave, devido a um tumor no pâncreas. A informação foi divulgada pelo ge.com.

A Voz Marcante

Em uma carreira de sucesso, Léo Batista marcou a vida de milhares de apaixonados pelo esporte com suas narrações. Ele ficou conhecido por ter “A Voz Marcante”, ao transmitir para os telespectadores as emoções em campo.

Por décadas, foi a principal voz das transmissões esportivas da Rede Globo. Além de ter sido âncora de programas como Globo Esporte e Jornal Hoje. Seu nome verdadeiro era João Baptista Bellinaso Neto, mas o jornalista adotou Léo Batista profissionalmente após o colega Luiz Mendes sugerir. Ele acreditava que Bellinaso Neto era muito complicado e difícil de pronunciar. Desde então, era chamado de Léo até mesmo pelos familiares, como relatou em entrevista ao Memória Globo.

Com os microfones na mão desde a adolescência, o botafoguense apaixonado deixou sua marca na comunicação esportiva brasileira. No Nilton Santos, estádio do Botafogo, ganhou uma cabine batizada em seu nome. Ele também já anunciou a escalação do time e ganhou até camisa personalizada do clube.

Léo Batista foi o primeiro a narrar surfe e Fórmula 1 na televisão brasileira e noticiou a morte do presidente Getúlio Vargas em 1954. Fora do esporte, ele comandou o programa de auditório Clube da Alegria e até algumas edições de sábado do Jornal Nacional. Ao todo, o jornalista participou da cobertura de 13 edições de Jogos Olímpicos e de 13 Copas do Mundo.

Ele era viúvo desde janeiro de 2022, quando sua esposa foi encontrada morta em uma piscina. Ele e Leyla Chavantes Belinaso foram casados por seis décadas.

Quase foi demitido por causa de gravata

“O Boni [diretor da Globo na época] me mandou um memorando me ameaçando de demissão: ‘Hoje, Léo, você usou uma gravata anti televisiva’, falou que se eu repetisse eu tava demitido sumariamente. Eu tenho os memorandos, eu guardo tudo, eu sou lixeiro. Lixeiro no sentido de guardar. Não posso jogar fora isso, é memória, é história”, disse Léo Batista, ao Esporte Espetacular, em 2022.

Ele contou ainda que levou uma bronca por estar “muito sorridente” em uma edição do Globo Esporte: “O Armando me mandou um memorando falando que eu estava muito sorridente, muito alegrinho no Globo Esporte e que eu tinha que ser mais sério. Eu falei ‘peraí, eu tô falando de futebol, de esporte, de alegria, ué’. Hoje em dia contam até piada”

Pandemia e nada de aposentadoria

Léo Batista se dedicou ao artesanato durante a pandemia. Em entrevista ao jornal O Globo, em 2021, ele contou que fez bandejas, flores, canecas, regadores e até porta-chaves.

Ele ainda descartou a aposentadoria e afirmou que “enquanto tiver saúde para continuar trabalhando, é o que pretendo fazer”. Na época, Léo Batista estava com 89 anos.

*Com informações de Folhapress

Leia também outras matérias

PM do Amazonas apresenta novo fardamento e deixará de pagar auxílio-fardamento, denuncia dep. Dermilson

Redação Zero Hora AM

Assaltante é baleado por cliente que reagiu ao perceber arma falsa

Redação Zero Hora AM

Participação de jovens nas eleições é defendida pelo dep. Dermilson Chagas

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo