Conhecidos pelos frequentadores como ‘Motéis das Primas’, os hotéis no Centro de Manaus usados para encontros sexuais foram alvo de fiscalização por parte da Vigilância Sanitária e da Central Integrada de Fiscalização (CIF).
Oito estabelecimentos foram autuados por causa de problemas relacionados à falta de higiene, conservação e ausência de licenciamento sanitário. Foram encontrados também problemas na instalação elétrica, que levam ao risco de incêndio.
Os fiscais fiscalizaram hotéis nas ruas Lobo D’Almada, Simão Bolívar, Coronel Sérgio Pessoa, Lima Bacuri e avenida Joaquim Nabuco. Nestas ruas existe concentração de pontos de prostituição, o que favorece o funcionamento dos hotéis.
Os responsáveis pelos estabelecimentos foram orientados a cumprir as normas da vigilância sanitária e da CIF, evitando o risco de responder a Processo Administrativo Sanitário e sofrer sanções como multas ou mesmo a interdição.
O diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, explicou que a autuação é uma medida adequada nesse contexto, permitindo às empresas apresentar defesa sobre as irregularidades encontradas, bem como oferecendo um prazo para a correção desses problemas.
“A partir da autuação, o estabelecimento tem três dias para encaminhar a defesa, a qual será analisada pelos fiscais e, a depender da gravidade dos problemas, ou da dificuldade em saná-los, vai provocar a abertura de processo administrativo, ou a definição de um prazo para reinspeção”, explicou Ewerton Wanderley.