26.3 C
Manaus
23 de julho de 2024 | 04:39

Navios e portos em Manaus suspendem transporte de produtos da ZFM por causa da vazante no AM

As empresas de logística do Amazonas e de outros Estados que operam com navios e balsas que escoam bens produzidos pelo Polo Industrial da Zona Franca de Manaus (PIM/ZFM) estão recusando reservas de transporte até meados de outubro.

Desde o início de setembro, os dois maiores portos de Manaus deixaram de operar devido ao baixo calado (profundidade necessária para atracação de grandes embarcações).

Foi o que disse ao jornal Valor Econômico o diretor-executivo da Costa Brasil, Márcio Salmi,  cuja empresa faz o escoamento dos produtos da ZFM.

A notícia foi para informar que o transporte fluvial no Amazonas sofre com a seca na região. O Valor traz informações de que o tráfego no rio Amazonas já é feito com restrições.

Com isso, acrescenta a notícia, há duas semanas as empresas de navegação começaram a cobrar “taxas de seca”. Essa taxa, por contêiner, começa em R$ 3 mil e chegam a R$ 10 mil.

Ainda de acordo com o jornal, as empresas não devem parar suas operações. Elas vão realizar o escoamento da produção do PIM com embarcações menores, porém com menor capacidade de carga.

Dessa maneira, isso fará com que o custo do transporte aumente.

Mesmo com a busca de alternativas – como a vinda de navios menores ou o uso de rotas rodofluviais (com caminhões e balsas) – o resultado da crise deverá ser a redução drástica na capacidade de transporte e o aumento expressivo de custos, avaliam empresas de logística e a indústria, diz o jornal.

Suframa

Nesse sentido, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, foi procurado para falar sobre o assunto. Ele disse que há dois meses, com base em dados do clima, a autarquia tem informado as empresas sobre a situação. Contudo, ele disse que, apesar das dificuldades, o transporte não será interrompido.

*Com informações do portal BNC

Leia também outras matérias

Roberto Cidade receberá diretório do União Brasil em Manaus, com bênçãos de Wilson Lima

Hugo Bronzere

Câmara Federal fiscalizará recursos liberados pelo governo para combater pandemia no AM

Redação Zero Hora AM

Escoteiros do AM participam de desfile cívico militar em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo