25.3 C
Manaus
13 de junho de 2024 | 09:58

No AM saiba onde emitir e trocar sua nova Carteira Nacional de Identificação

O governo Federal anunciou a criação da nova Carteira de Identidade Nacional, que terá o objetivo de unificar dados e informações pessoais dos brasileiros. O decreto passará a ser válido a partir de hoje, dia 1º de março.

Para solicitar o novo documento, o indivíduo precisará ir ao órgão emissor de seu Estado e apresentar a sua Certidão de Nascimento ou de Casamento. Após a entrega, uma identificação do cidadão será realizada através da plataforma Gov.br e o munícipe será informado de uma data para retirar a nova identidade em formato de papel.

Assim que o impresso estiver em mãos, o acesso a carteira digital também estará disponível.

No Amazonas o documento será emitido nos postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs). O governo do Estado, nem o Instituto de Identificação do Amazonas, não divulgaram como será feita a emissão e a troca do documento.

O portal Zero Hora Amazonas não conseguiu entrar em contato com os órgãos responsáveis para mais informações.

Com a nova Carteira de Identidade será possível identificar a Unidade Federativa (UF) e o órgão expedidor que a emitiu, matrícula de nascimento ou registro de casamento, fotografia com assinatura e impressão digital, data de validade e elementos para verificação de autenticidade, como um código QR.

Também há a possiblidade de inclusão de outros dados de saúde, como o grupo sanguíneo e fator RH, a disposição para doar órgão em caso de óbito e informações particulares que podem preservar a saúde ou salvar a vida do cidadão em situação de emergência.

Para os brasileiros de até 12 anos, o documento terá validade de 5 anos. Os solicitantes que têm entre 12 e 60 anos de idade, terão de atualizá-la em 10 anos. Quem possui a partir de 60 anos de idade, terá uma identidade com validade indeterminada.

Leia também outras matérias

Primeiro modelo de Inteligência Artificial de Elon Musk será lançado amanhã (04)

Hugo Bronzere

Vereador Sassá confirma viagem à Brasília para reunião com presidente Lula

Redação Zero Hora AM

Polícia encontra mais ‘nudes falsos’ de 20 alunas adolescentes; colegas de aula são acusados

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo