32.3 C
Manaus
3 de dezembro de 2024 | 13:46

No Dia do Consumidor, Wilker Barreto critica instalação dos medidores aéreos de energia

No Dia Mundial do Consumidor, comemorado hoje (15-mar), o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) listou os serviços que, segundo os órgãos de proteção aos consumidores, mais desrespeitam os clientes no Amazonas.

Wilker citou as reclamações envolvendo a instalação dos medidores aéreos de energia SMC (Sistema de Medição Centralizada), da empresa Amazonas Energia, e o péssimo fornecimento de telefonia e internet no Amazonas.

Na tribuna da Assembleia Legislativa, Wilker afirmou que a implementação dos medidores aéreos, por parte da Amazonas Energia, vai contra o direito do consumidor, pois o medidor fica localizado a uma altura de quatro metros, impossibilitando o morador de fiscalizar o seu consumo.

“Hoje é o Dia Mundial do Consumidor e, infelizmente, a data não é levada em consideração aqui em nossa cidade. O que acontece hoje com a instalação desses medidores aéreos da Amazonas Energia é uma violação clara ao direito do consumidor”, criticou Wilker.

“Qual é a garantia que a leitura do medidor aéreo é a mesma do aplicativo, que é da própria empresa? A revolta da população é que ninguém confia nesta empresa! Onde fica o direito do consumidor de acompanhar o seu consumo?”, questionou o parlamentar.

Telefonia e internet problemáticas

Outro problema citado por Wilker Barreto foi o serviço precário de telefonia e internet oferecido pelas operadoras no Estado do Amazonas.

O deputado voltou a citar o relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), divulgado no dia 3 de maio de 2021, que apontou o Amazonas como uma das piores coberturas de telefonia móvel no Brasil.

Na ocasião, o estudo foi pauta de audiência pública no dia 18 de maio, proposta pelo parlamentar em parceria com a Comissão de Defesa do Consumidor da Casa Legislativa (CDC-Aleam) e que contou com a presença de órgãos de defesa do consumidor e Defensorias Públicas do Estado, além da gerência regional da Anatel e representantes das empresas Claro, Vivo e Tim.

Para Wilker, a falta de qualidade do serviço enfrentada pelos moradores do interior do Estado é um “caso de polícia” e pediu uma nova audiência para cobrar soluções sobre o problema.

“O que ocorre com a telefonia no interior é um caso de polícia. Quando você passa da ponte Rio Negro, acabou a telefonia e quando chegamos no interior, praticamente nos isolamos do mundo”, relatou o deputado.

“Muitos de nós, deputados, sentimos isso quando viajamos, mas e os nossos irmãos do interior que enfrentam isso de forma cotidiana? Esta Casa precisa chamar as operadoras e a Anatel para que eles apresentem um plano. Então fica aqui a minha indignação à esses medidores que burlam o direito do consumidor e revolta pelo péssimo serviço prestado pela telefonia no interior”, finalizou Wilker.

Leia também outras matérias

Pais são presos no Amazonas por deixar filho preso na casinha do cachorro

Redação Zero Hora AM

OMS recebe pesquisadoras da Fundação Alfredo da Matta em reunião global sobre doenças negligenciadas

Redação Zero Hora AM

CUT e Confederação dos Metalúrgicos discutem potencialização da indústria naval no AM

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo