Mais de 20 jovens integrantes do movimento escoteiro, com idades de 15 a 21 anos, participaram neste sábado (06-abr) de uma expedição ecológica nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA). Meninos e meninas dos ramos sênior e pioneiro puderam conhecer de perto um pouco da fauna e flora da região. Os jovens fazem parte do 39º AM Grupo Escoteiro Dom Bosco, localizado na zona sul de Manaus.
Os integrantes puderam conhecer todos os espaços do parque, interagir com diversos animais da região e percorrer uma grande trilha de mata fechada.
Segundo o coordenador da atividade e chefe das tropas escoteiras, Adailton Almeida o intuito da atividade foi despertar a consciência ecológica nos jovens “Nossa grande missão e contribuir para um mundo melhor, e aqui estamos, fazendo uma atividade para despertar essa consciência, além dos ensinamentos repassados pelos monitores do INPA nossos jovens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do nosso bioma amazônico” pontuou o chefe.
O movimento escoteiro
O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 por Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina presentes na sua vida militar, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um novo movimento educacional.
A partir de saberes e habilidades que aprendeu enquanto esteve na Índia e na África, ele escreveu, em 1899, um livro chamado “Ajudas à Exploração Militar” (Aids To Scouting), que continha informações sobre seguir pistas, exploração e técnicas que se referiam à vida em campo. O sucesso foi tanto que os jovens ingleses usaram para se divertir e viver novas aventuras.
Percebendo o enorme interesse dos jovens em aprender e replicar as técnicas citadas no livro, Baden-Powell empenhou-se em adaptá-lo para ser utilizado pelas escolas britânicas. E foi assim, reunindo as experiências e as atividades ao ar livre que criou um estilo de vida que passou a ser utilizado na educação e formação dos jovens: Para mais informações sobre o movimento escoteiro bastar acessa a página oficial do grupo ou ligar (92) 98207-1066
Edição e fotos Fábio Costa (Jornalista MTB: 59.364/SP)