7 de setembro de 2025 | 09:41

Nova edição do ‘Festival 5 Minutos em Cena’ chega a Manaus, Manacapuru e Iranduba

O “Festival 5 Minutos em Cena” chega à quinta edição com um leque de novidades para marcar seu retorno presencial. Sob o tema “Outros Caminhos”, o evento que celebra diversas linguagens artísticas ‘abre as portas’ para outras cidades do Amazonas.

Além de Manaus, o projeto realizado pela Panorando Cia e Produtora será lançado em mais dois municípios da Região Metropolitana: Iranduba e Manacapuru.

Com acesso gratuito (por ordem de chegada) e participação do grupo Maracatu Pedra Encantada, o evento de abertura acontece no Teatro Amazonas, no dia 31 de março, a partir de 20h.

Posteriormente, as atividades se estenderão para Iranduba e Manacapuru nas primeiras semanas de abril. Com 11 apresentações selecionadas, a programação do Festival inclui oficinas de dança, teatro, circo e diversas outras expressões artísticas.

Diretor da Panorando e um dos idealizadores do evento (que acontece desde 2017), Fábio Moura comenta que o objetivo do projeto é desenvolver, estimular e difundir atividades artísticas no Amazonas, possibilitando a avaliação crítica das experiências desenvolvidas pelos participantes, de acordo com suas práticas, e promovendo troca de conhecimentos e integração entre as áreas de circo, dança, teatro e performance.

“O projeto nasceu com o intuito de reunir diversas linguagens das artes da cena. Isso porque a gente percebeu que, aqui em Manaus, o público se divide muito. Quem é fã de teatro assiste majoritariamente trabalhos de teatro e não acompanha muitas experiências com a dança, por exemplo. Então decidimos romper esse quadro”, detalha.

Segundo ele, felizmente, o Festival tem sido bem aceito pelo público, resultando em quatro edições até agora, sendo a última de forma virtual, por conta da pandemia da Covid-19.

O diretor da Panorando declara que o tema “Outros Caminhos” da quinta edição foi escolhido para sinalizar o retorno presencial e celebrar os novos horizontes.

“O tema da nova edição marca o início da nossa nova jornada em outros espaços, enaltecendo nossa ida para Iranduba e Manacapuru. Estamos ansiosos para levar o ‘Festival 5 Minutos em Cena’ a muito mais espectadores”, assevera.

Apresentações

Contemplada no Prêmio Amazonas Cultura em Rede – que faz parte do programa +Cultura promovido pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa –, a quinta edição do Festival está sob preparativos desde janeiro, quando foi dada a largada para as inscrições das produções que compõem a programação.

Ao todo, foram recebidas 74 propostas, sendo selecionadas 11 cenas curtas dentro das linguagens do circo, dança, teatro e performance: “Aparição da Aparecida” (Randy Sou); “Boêmia” (Lucas Rocha); “Era Pra Tecido” (Cacompanhia de Artes Cênicas); “Fluir” (Karine Magalhães); “Imaculada” (Ana Carolina Souza); “Jukebox’ (Holograma); “KARITIANA – a raiz da nossa raiz” (Entrecorpus Cia de Dança); “Mojubá” (Vitor Rocha); “Na Carreira” (Iogan Montefusco); “Quarto Azul” (Grupo Jurubebas de Teatro); “Silêncio de Si – Um outro lado da cor” (Driz Rolim).

“Essas cenas serão apresentadas nas três cidades contempladas pelo ‘Festival 5 Minutos em Cena’: Manaus, Iranduba e Manacapuru. A programação artística se repetirá nesses locais, contando com essas produções e mais cinco oficinas e uma palestra. Estamos bastante ansiosos e felizes com o retorno do projeto”, pontua Moura, ressaltando que os interessados no evento podem acompanhar todos os detalhes pelo Instagram @panorando.

Leia também outras matérias

Festival de Parintins 2024: Arsepam afirma que transporte por embarcações será o mais utilizado

Redação Zero Hora AM

Carnaval 2022: Prefeitura suspende liberação de dinheiro para escolas de samba de Manaus

Redação Zero Hora AM

Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta

Redação Zero Hora AM
Carregando....