23 de dezembro de 2025 | 06:08

Operação tem 5 mortos, entre eles um policial, no Rio de Janeiro; 55 foram presos

Pelo menos 2.500 agentes das forças de segurança do Rio de Janeiro participam, nesta terça-feira (28-out), de uma megaoperação para prender cerca de 100 traficantes do Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte. A ação faz parte da Operação Contenção, voltada ao combate à expansão da facção no estado.

Até o momento, o balanço aponta 4 suspeitos e 1 policial civil mortos, além de 55 presos — entre eles, Nicolas Fernandes Soares, apontado como operador financeiro de um dos líderes do CV, Edgar Alves de Andrade (Doca ou Urso). A operação também deixou 4 policiais civis, 2 PMs e 3 civis feridos.

Os confrontos envolveram tiros, barricadas em chamas e o uso de drones com explosivos por parte dos criminosos. Foram apreendidos 25 fuzis, 2 pistolas e 9 motos.

O secretário de Segurança Pública, Victor Santos, afirmou que a ação é totalmente estadual e planejada com base em inteligência, abrangendo uma área de 9 milhões de m² e afetando cerca de 280 mil moradores.

Os impactos na rotina foram grandes: 28 escolas no Complexo do Alemão e 17 na Penha não abriram; 12 linhas de ônibus tiveram trajetos desviados; e cinco unidades de saúde suspenderam o funcionamento parcial.

A operação, que conta com apoio do Ministério Público do Rio de Janeiro, segue em andamento e envolve helicópteros, blindados e equipes especializadas das polícias Civil e Militar.

Leia também outras matérias

Mais deputados, fraude no INSS e CPI das Bets; o que deve movimentar a semana no Congresso

Redação Zero Hora AM

Empresários que morreram em queda de avião viajavam para congresso sobre loteamento em Goiânia

Redação Zero Hora AM

Manaus parou por causa da greve de ônibus nesta sexta-feira

fabiocosta
Carregando....