Pelo menos 2.500 agentes das forças de segurança do Rio de Janeiro participam, nesta terça-feira (28-out), de uma megaoperação para prender cerca de 100 traficantes do Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte. A ação faz parte da Operação Contenção, voltada ao combate à expansão da facção no estado.
Até o momento, o balanço aponta 4 suspeitos e 1 policial civil mortos, além de 55 presos — entre eles, Nicolas Fernandes Soares, apontado como operador financeiro de um dos líderes do CV, Edgar Alves de Andrade (Doca ou Urso). A operação também deixou 4 policiais civis, 2 PMs e 3 civis feridos.
Os confrontos envolveram tiros, barricadas em chamas e o uso de drones com explosivos por parte dos criminosos. Foram apreendidos 25 fuzis, 2 pistolas e 9 motos.
O secretário de Segurança Pública, Victor Santos, afirmou que a ação é totalmente estadual e planejada com base em inteligência, abrangendo uma área de 9 milhões de m² e afetando cerca de 280 mil moradores.
Os impactos na rotina foram grandes: 28 escolas no Complexo do Alemão e 17 na Penha não abriram; 12 linhas de ônibus tiveram trajetos desviados; e cinco unidades de saúde suspenderam o funcionamento parcial.
