29.3 C
Manaus
11 de julho de 2025 | 13:40

Parintins 2025: UEA estreia no festival com programa de TV apresentado por Milton Cunha

Com imersão na tradição da maior festa folclórica a céu aberto do mundo, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresenta, neste ano, em Parintins, um programa de TV que terá a cara do Festival Folclórico e a irreverência de Milton Cunha, um dos maiores artistas do Brasil.

A iniciativa é uma parceria entre a UEA e o Governo do Amazonas, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

Comandado por Milton Cunha, o programa será transmitido, ao vivo, da praça da Catedral, em Parintins, nos dias 27, 28 e 29 de junho, no período do 58° Festival Folclórico.

Programa Toada do Milton

Com duração de 3 horas, a “Toada do Milton” inicia às 13h pelo canal oficial do YouTube da UEA, com diversos quadros que foram pensados para regionalizar as entrevistas e transportar os convidados a uma viagem na história dos bumbás Caprichoso e Garantido, além de outros setores da cultura Tupinambarana.

Para o reitor da UEA, André Zogahib, a ação do projeto de extensão da universidade, no Festival Folclórico de Parintins, vai movimentar o município durante a festa dos bumbás.

“É com muita honra que anuncio a presença do artista Milton Cunha que, além de ser carnavalesco, reconhecido e renomado nacionalmente, tem uma série de formações acadêmicas. Inclusive, ele é doutor, com pós-doutorado em diversas segmentações culturais na Universidade Federal do Rio de Janeiro, da qual ele, também, é professor”, disse o reitor.

Irreverência e novas visões sobre o festival

Milton Cunha destaca que o programa proporcionará ao público uma série de visões, entrevistas, ângulos de pensamento sobre o espetáculo, porém fora do bumbódromo e no período da tarde.

O artista completa dizendo que o “Toada do Milton” é um projeto inovador que, além de expor uma grandiosa atividade acadêmica da UEA, levará as pessoas para um outro ambiente, em outro tempo de pensar a festa.

“A alegria de voltar a Parintins e me deparar, novamente, com a opulência da manifestação dos bumbás, agora está acrescida desse orgulho de estar num projeto acadêmico popular que lança a luz sobre os outros horários da ilha”, destacou Milton Cunha.

Leia também outras matérias

Deputado protocola pedido de impeachment de Lula após fala sobre Dilma

Redação Zero Hora AM

Câmara de Manaus quer saber onde prefeitura usou recursos do Fundeb em 2023

Hugo Bronzere

SARAMPO: Porto Alegre (RS) confirma primeiro caso da doença desde 2020

Redação Zero Hora AM
Carregando....