Cidade da Grande São Paulo. Arujá é conhecida como a “Parintins Paulista” pelo amor aos bois Caprichoso e Garantido, tradição que já dura 26 anos.
No sábado (30-ago), o município se prepara para uma noite especial, quando o coração da cidade baterá no ritmo da Amazônia com a 26ª edição do Festival “Duas Tribos de Parintins”.
O evento, realizado pela Prefeitura de Arujá em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, integra a programação do 1º Festival Folclórico de Arujá e trará para o município a magia do tradicional duelo entre os bois-bumbás Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho).
Com três dias de atrações, entre 29 e 31 de agosto, no Clube União Arujaense, o festival promete encantar o público com apresentações culturais, danças típicas, shows musicais, gastronomia e o aguardado duelo simbólico dos bois, que acontece no sábado, a partir das 19h30.
O encontro, que nasceu em 1999 a partir de um projeto pedagógico da professora Marize e seus alunos da 7ª série da Escola Estadual Dr. René de Oliveira Barbosa, evoluiu para uma das maiores celebrações culturais da cidade.
Hoje, Arujá é reconhecida como a “Parintins Paulista”, mantendo viva há mais de duas décadas a tradição inspirada no festival amazonense.
Nesta edição histórica, o público prestigiará apresentações de Ianayra, Edilson Santana, a Banda Canto da Mata e dos itens oficiais de Arujá, que subirão ao palco com figurinos assinados por Alfraney Cruz, figurinista renomado de Parintins, e Renan Ruiz, figurinista da cidade.
A entrada será solidária: basta trocar 1 kg de alimento não perecível por um abadá, que dará acesso especial ao evento.
A arrecadação será destinada ao Fundo Social de Solidariedade de Arujá. Os abadás são limitados (500 unidades), mas quem não conseguir retirar poderá assistir gratuitamente ao espetáculo.
O festival é uma realização da Prefeitura de Arujá, com apoio do Portal A+, liderado pela jornalista Ariane Barbosa, ex-aluna e participante do projeto original, da Approach Produções e de empresas parceiras que fortalecem a cultura amazonense na cidade.
Mais informações podem ser acompanhadas nas redes sociais oficiais do Bumbá Arujá (@bumbaruja).