25.3 C
Manaus
4 de dezembro de 2022 | 05:40

Participação de jovens nas eleições é defendida pelo dep. Dermilson Chagas

O ano de 2022 é de eleição, e o prazo para emitir o título de eleitor e poder votar ainda neste ano é o dia 4 de maio. Por essa razão, o deputado Dermilson Chagas alerta sobre a importância de exercer a cidadania através do voto.

“A única forma de combater esse caos que está aí é através do voto. Então, o cidadão precisa ter essa consciência e ir votar. Essa é a melhor forma de mudarmos a nossa realidade”, disse o deputado Dermilson Chagas.

O parlamentar ressaltou que a participação de todos os eleitores é fundamental e enfatizou que também acredita que a participação dos jovens nas eleições é importante, especialmente pelo fato de que a Constituição Federal deu a eles o direito de escolher seus governantes.

“Embora o voto não seja obrigatório aos adolescentes de 16 e 17 anos, é importante que esses emitam o seu título de eleitor e votem. A Constituição deu esse direito a eles porque é uma forma de estimular os jovens a participar das decisões políticas do País, a participar das decisões de governo. Quando os jovens não participam desse processo tem como consequência a ausência de políticas públicas direcionadas aos jovens”, comentou o deputado Dermilson Chagas.

Movimento estudantil

O parlamentar lembrou que ele próprio se interessou em fazer parte do processo de decisões políticas do País ainda na juventude, atuando no movimento estudantil, participando de conquistas como o direito da meia-passagem em transportes coletivos, das conquistas de melhoria das condições de estudo na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na luta em defesa da educação pública, entre outras vitórias.

“Essa é uma das formas de exercerem a sua cidadania na prática. Além disso, o ato de votar para os jovens vai dar a eles o sentido de responsabilidade, porque decidir o destino do seu estado e da nação através do voto é um ato de grande responsabilidade. E os jovens precisam sentir a importância dessa ação que eles irão fazer em breve, que é o ato de votar”, destacou.

Emissão do título

A emissão do título de eleitor está ainda mais fácil. Pela internet, através do sistema Título Net, que pode ser acessado de um computador, celular ou tablet, é possível solicitar o documento.

Após a emissão do documento é possível ter acesso a ele por meio do aplicativo e-título. O primeiro turno das eleições para Presidência da República, Governo do Estado, deputados estaduais, deputados federais e uma vaga para o senado acontecem no dia 2 de outubro.

Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas sobre como emitir o título de eleitor pela internet, os interessados podem acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Basta acessar o link https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2022/Marco/rapido-facil-e-sem-burocracia-3-passos-para-tirar-o-titulo-pela-internet

Para quem optar pelo atendimento presencial, as informações estão no link

https://www.tre-am.jus.br/eleitor/atendimento-presencial

 

Leia também outras matérias

Pais ‘esquecem’ bebê de 1 ano trancado em carro no aeroporto de Manaus

Redação Zero Hora AM

Delegado Pablo vai solicitar ao gov. Federal que suspensão nos cortes de energia elétrica seja prorrogada

Redação Zero Hora AM

VÍDEO: criminoso tenta atropelar jornalistas da TV Record

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: