26.3 C
Manaus
23 de julho de 2024 | 05:46

Participação de jovens nas eleições é defendida pelo dep. Dermilson Chagas

O ano de 2022 é de eleição, e o prazo para emitir o título de eleitor e poder votar ainda neste ano é o dia 4 de maio. Por essa razão, o deputado Dermilson Chagas alerta sobre a importância de exercer a cidadania através do voto.

“A única forma de combater esse caos que está aí é através do voto. Então, o cidadão precisa ter essa consciência e ir votar. Essa é a melhor forma de mudarmos a nossa realidade”, disse o deputado Dermilson Chagas.

O parlamentar ressaltou que a participação de todos os eleitores é fundamental e enfatizou que também acredita que a participação dos jovens nas eleições é importante, especialmente pelo fato de que a Constituição Federal deu a eles o direito de escolher seus governantes.

“Embora o voto não seja obrigatório aos adolescentes de 16 e 17 anos, é importante que esses emitam o seu título de eleitor e votem. A Constituição deu esse direito a eles porque é uma forma de estimular os jovens a participar das decisões políticas do País, a participar das decisões de governo. Quando os jovens não participam desse processo tem como consequência a ausência de políticas públicas direcionadas aos jovens”, comentou o deputado Dermilson Chagas.

Movimento estudantil

O parlamentar lembrou que ele próprio se interessou em fazer parte do processo de decisões políticas do País ainda na juventude, atuando no movimento estudantil, participando de conquistas como o direito da meia-passagem em transportes coletivos, das conquistas de melhoria das condições de estudo na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na luta em defesa da educação pública, entre outras vitórias.

“Essa é uma das formas de exercerem a sua cidadania na prática. Além disso, o ato de votar para os jovens vai dar a eles o sentido de responsabilidade, porque decidir o destino do seu estado e da nação através do voto é um ato de grande responsabilidade. E os jovens precisam sentir a importância dessa ação que eles irão fazer em breve, que é o ato de votar”, destacou.

Emissão do título

A emissão do título de eleitor está ainda mais fácil. Pela internet, através do sistema Título Net, que pode ser acessado de um computador, celular ou tablet, é possível solicitar o documento.

Após a emissão do documento é possível ter acesso a ele por meio do aplicativo e-título. O primeiro turno das eleições para Presidência da República, Governo do Estado, deputados estaduais, deputados federais e uma vaga para o senado acontecem no dia 2 de outubro.

Para mais informações ou esclarecimentos de dúvidas sobre como emitir o título de eleitor pela internet, os interessados podem acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Basta acessar o link https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2022/Marco/rapido-facil-e-sem-burocracia-3-passos-para-tirar-o-titulo-pela-internet

Para quem optar pelo atendimento presencial, as informações estão no link

https://www.tre-am.jus.br/eleitor/atendimento-presencial

 

Leia também outras matérias

TCE-AM doa móveis e computadores para Fundação de Apoio à Pessoa com Deficiência

Redação Zero Hora AM

STJ inocenta Delegado Pablo e vê perseguição política em ação do MPF

Redação Zero Hora AM

PMSP determina que câmeras devem ser acionadas em todas as ocorrências

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo