O incentivo à pesca ornamental no Amazonas e o combate à atividade ilegal nos rios da região Amazônica foram discutidos na reunião entre o deputado federal Fausto Jr. (União-AM) e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.
A reunião, ocorrida ontem (09-abr), em Brasília, tratou também da desativação da fiscalização do Ibama no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus. Sem a fiscalização, o comércio legalizado de peixes ornamentais ficou prejudicado, perdendo espaço para a exportação ilegal.
No encontro, Fausto Jr. destacou que a pesca ornamental é a principal atividade econômica de quatro municípios da calha do Alto Rio Negro, no Amazonas, e impacta diretamente cerca de 20 municípios do interior amazonense.
“Com a desativação do posto do Ibama no aeroporto de Manaus, só exportamos a partir de Viracopos, em Campinas (SP), ou de Fortaleza (CE), o que não faz sentido”, argumentou Fausto.
“Sabemos da fragilidade desses peixes, e quanto maior a distância percorrida, maior o índice de mortalidade. Não podemos condenar essas pessoas humildes. Precisamos de políticas públicas que valorizem quem vive da pesca”, afirmou o parlamentar.
Fausto Jr. reforçou a necessidade de retomada imediata da fiscalização local, garantindo agilidade e legalidade nas exportações, além da preservação dos empregos e da renda de milhares de famílias.