19 de dezembro de 2025 | 06:17

Pesca ornamental no AM é discutida em reunião entre deputado Fausto Jr. e o ministro da Pesca

O incentivo à pesca ornamental no Amazonas e o combate à atividade ilegal nos rios da região Amazônica foram discutidos na reunião entre o deputado federal Fausto Jr. (União-AM) e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

A reunião, ocorrida ontem (09-abr), em Brasília, tratou também da desativação da fiscalização do Ibama no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus. Sem a fiscalização, o comércio legalizado de peixes ornamentais ficou prejudicado, perdendo espaço para a exportação ilegal.

No encontro, Fausto Jr. destacou que a pesca ornamental é a principal atividade econômica de quatro municípios da calha do Alto Rio Negro, no Amazonas, e impacta diretamente cerca de 20 municípios do interior amazonense.

“Com a desativação do posto do Ibama no aeroporto de Manaus, só exportamos a partir de Viracopos, em Campinas (SP), ou de Fortaleza (CE), o que não faz sentido”, argumentou Fausto.

“Sabemos da fragilidade desses peixes, e quanto maior a distância percorrida, maior o índice de mortalidade. Não podemos condenar essas pessoas humildes. Precisamos de políticas públicas que valorizem quem vive da pesca”, afirmou o parlamentar.

Fausto Jr. reforçou a necessidade de retomada imediata da fiscalização local, garantindo agilidade e legalidade nas exportações, além da preservação dos empregos e da renda de milhares de famílias.

Leia também outras matérias

Polícia do Qatar pede que jornalista decida punição do ladrão que furtou carteira

Redação Zero Hora AM

Lula assina decreto que reajusta salário mínimo para R$ 1.412

Redação Zero Hora AM

Palmeiras vence e garante vaga na final do Mundial de Clubes

Redação Zero Hora AM
Carregando....