Em comemoração ao Dia do Pescador, celebrado ontem (29-jun), o deputado Dermilson Chagas (Republicanos) fez uma homenagem, na Assembleia Legislativa, a todos os pescadores do Amazonas.
O parlamentar, que é defensor do setor primário, com destaque ao segmento da pesca, lembrou que os últimos anos foram de muito trabalho junto ao governo Federal, em busca de recursos para beneficiar os pescadores do Amazonas.
“De 2020 a 2022, apesar dos problemas causados pela pandemia, tivemos muitas vitórias, pois conseguimos conquistas, por meio de articulações feitas por mim, pelo deputado federal Silas Câmara (Republicanos) e pelos senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), diversos benefícios para os pescadores do Amazonas”, explicou Dermilson.
“Conseguimos mais de 100 mil cestas básicas para os pescadores, que foram entregues durante o período crítico da pandemia, quando eles passavam fome e quando eles não podiam sair de casa”, ressaltou o deputado.
“Conseguimos também mais de R$ 10 milhões com o Programa de Aquisição de Alimentos. Além disso, houve as emendas, que conseguimos de diversas formas, para poder ser implementada uma qualidade de atendimento nos serviços disponibilizados aos nossos pescadores”, acrescentou.
“Também conseguimos terminais pesqueiros para serem instalados em vários municípios, sendo que dois serão instalados em Manacapuru e Itacoatiara. Esses terminais vão dar sustentação para a comercialização e impulsionar a economia desse segmento”, afirmou Dermilson.
“Conseguimos ainda mais de R$ 25 milhões para os pescadores, cujo valor que já está com as lideranças de vários municípios”, explicou o deputado.
Outra conquista destacada por Dermilson foi a implementação do INSS Digital, de iniciativa do deputado Silas Câmara. Por meio desse sistema, os pescadores podem receber Seguro-Defeso, Auxílio-Maternidade, Auxílio-Doença e Aposentadoria.
Histórico da data
O dia 29 de junho é considerado como o Dia dos Pescadores em homenagem a São Pedro, o apóstolo pescador, que, por essa razão, se tornou o padroeiro dos pescadores.
Para esses trabalhadores, o santo representa proteção e garantia de boa pescaria.
A data também é consagrada a São Paulo, que, no dia 29 de junho, foi martirizado juntamente com São Pedro, que, após a sua morte se tornou mais popular, sendo lembrado nas festas juninas, além de ser considerado o primeiro Papa.