26.3 C
Manaus
7 de fevereiro de 2023 | 14:41

Pesquisa revela crescimento de Amazonino e que Wilson Lima não chega ao segundo turno

O ex-governador Amazonino Mendes aparece em primeiro lugar na pesquisa de intenções de voto para a eleição de governador do Amazonas em 2022. Amazonino tem 34,5% dos votos, bem à frente de Wilson Lima, que aparece em terceiro lugar, com 9,0%.

É o que revela a pesquisa eleitoral divulgada hoje (02-dez) pelo Direto ao Ponto Pesquisas. Segundo os dados, Amazonino Mendes (sem partido) tem 34,5% das intenções, seguido por Eduardo Braga (MDB) com 12,6%, e o governador Wilson Lima (PSC) com 9,0%.

O senador Plínio Valério (PSDB) e o deputado estadual Ricardo Nicolau (SD) aparecem empatados com 7,5% das intenções de voto.

Os votos brancos e nulos somam 18,8%, e 10,1% dos eleitores se declararam indecisos.

Em outubro, em levantamentos realizados por outros Institutos de Pesquisa de Manaus, o senador Eduardo Braga aparecia com 15% das intenções de voto e o governador Wilson Lima com 7%.

Maioria continua indecisa

No levantamento realizado de forma espontânea, 87,5% dos eleitores entrevistados afirmam não terem candidato ao Governo do Amazonas ou estarem indecisos.

Amazonino Mendes (sem partido) aparece com 5,5% das intenções de voto. Em seguida, aparece o governador Wilson Lima (PSC) com 2,4%.

Eduardo Braga (MDB) aparece com 0,8%, David Almeida (Avante) com 0,5%, Ricardo Nicolau (SD) e Omar Aziz (PSD) empatados com 0,4%, Romero Reis (sem partido) com 0,3%  e Arthur Neto com 0,2%.

Brancos e nulos somam 0,7%. E 0,9% disseram que devem escolher outros candidatos.

Presidência da República

O Direto ao Ponto Pesquisas fez também um levantamento para a presidência da República.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 40,0% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, contra 33,2% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Eles são seguidos pelo ex-juiz Sergio Moro (Podemos) com 8,7%, pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 3.0% , e pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 1,7%.

Os votos brancos e nulos somaram 7,2%, e 6,2% dos eleitores se declararam indecisos.

Pesquisa espontânea

Já no levantamento realizado de forma espontânea, 50,7% dos eleitores entrevistados afirmam não terem candidato a presidência da República ou estarem indecisos.

Bolsonaro (PL) aparece com 26,5% das intenções de voto. Em seguida, aparece Lula (PT) com 18,0%.

Sergio Moro (Podemos) aparece com 1,6%, Ciro Gomes (PDT) com 0,8%, Cabo Daciolo (Brasil 35) e João Dória (PSDB) aparecem empatados com 0,3% das intenções de voto.

Brancos e nulos somam 0,5%. 1,3% disseram que devem escolher outros candidatos.

A pesquisa ouviu 809 eleitores em todas as zonas habitacionais de Manaus, entre os dias 17 e 21 de novembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Números curiosos

A pesquisa verificou que o número de eleitores Evangélicos, 43,8%, supera o de Católicos, 41,9%. E em ambas as religiões, Amazonino Mendes e Eduardo Braga despontam nos números.

Wilson Lima e Plínio Valério tem uma preferência do eleitorado masculino.

Amazonino Mendes, Eduardo Braga e Ricardo Nicolau tem a preferência do eleitorado feminino.

Nos cruzamentos de intenção de voto para presidente da República e Governador do Amazonas também foi possível observar que a maioria dos eleitores do senador Plínio Valério, tem preferência pelo presidente Jair Bolsonaro.

Que o eleitor do senador Eduardo Braga, tem preferência pelo ex-presidente Lula.

E que o governador Wilson Lima, entre seus eleitores, é o que tem o maior campo de equilíbrio entre os eleitores de Bolsonaro e Lula.

Leia também outras matérias

Tremor de terra atinge interior do AM, com magnitude de 4.8

Redação Zero Hora AM

Interior do AM deve ganhar hospital do câncer, defende dep. Tony Medeiros

Redação Zero Hora AM

Paraquedistas caem no rio Negro e continuam desaparecidos; veja os vídeos

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Skip to content
%d blogueiros gostam disto: