Pesquisa realizada pelo DataSenado, em parceria com a Nexus (área de pesquisa e inteligência da FSB Holding), revelou quais os Estados brasileiros com mais incidência de eleitores da direita e esquerda.
Os dados divulgados pelo jornal O Estado de São Paulo mostram que, no geral, a maior parte dos brasileiros não tem ligação com os espectros políticos.
O conjunto de 40% dos entrevistados dizem não se identificar com nenhum dos lado, enquanto 29% se identificam com a direita, 15% com a esquerda e 11% com o centro.
Os Estados de Roraima (41%), Mato Grosso (37%), Santa Catarina (36%), Tocantins (35%) e Paraná (32%) são os que possuem mais eleitores de direita.
Pernambuco (18%), Rio Grande do Norte (18%), Ceará (17%), Bahia (16%), e Mato Grosso do Sul (16%) são os cinco Estados em que, respectivamente, há mais eleitores que se consideram de esquerda.
Maranhão (52%), Amapá (48%), Piauí (47%), Acre (47%), Amazonas (47%), Alagoas (47%) são os Estados onde os eleitores dizem não ter identificação com nenhum lado político.
Eleitores menos interessados em ideologia
Elga Lopes, analista de opinião pública do DataSenado, diz que esses números mostram que a maior parte dos eleitores está menos interessada em ideologia política e mais atenta aos problemas de sua cidade.
Nos recortes, a maior desproporção entre direitistas e esquerdistas está entre os evangélicos. Apenas 8% se dizem de esquerda ante 35% de direita, diferença de 27 pontos porcentuais.
A pesquisa também perguntou às pessoas se o resultado das urnas eletrônicas é confiável. 86% dos eleitores de esquerda concordam, 12% discordam e 2% não sabem.
Os eleitores de centro também concordam em sua maioria (67%), enquanto 32% desse público discorda e 1% não sabe. Esse cenário é similar entre os não-alinhados. 61% concorda, 35% discorda e 4% não sabem.
Já na direita, a situação é oposta. 61% discordam, 36% concordam e 3% não sabem.
Dados técnicos
A pesquisa foi realizada entre 5 e 28 de junho deste ano e entrevistou 21.808 brasileiros por telefone.
A confiabilidade da pesquisa é de 95%, e, sem considerar os cruzamentos. A margem de erro é de 1,22 ponto porcentual, com desvio-padrão de 1,37 ponto percentual.