Foi lançada hoje (22-mai), pela Prefeitura de Manaus, a Operação Cidadania, cuja missão é resgatar pessoas em situação de rua.
Com a presença do prefeito David Almeida, a mobilização começou na avenida Brasil, zona oeste da cidade, reunindo mais de dez órgãos municipais.
O objetivo é oferecer dignidade, cuidado e oportunidade para quem mais precisa.
“A rua não é lugar para se viver, e a prefeitura está aqui para abrir portas, inclusive com acesso ao programa Minha Casa, Minha Vida”, destacou David Almeida.
Secretarias envolvidas na ação
A operação integra o Plano de Ação Municipal para a População em Situação de Rua e mobilizou um grande efetivo da prefeitura, com participação direta das secretarias da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saúde (Semsa), Limpeza Urbana (Semulsp), Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Habitação (Semhaf), Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), além do Fundo Manaus Solidária, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e a Defensoria Pública do Estado.
Resultados da Operação Cidadania
A operação mapeou 14 pontos críticos ao longo da avenida Brasil e abordou 15 pessoas em situação de rua: dez homens e 5 mulheres. Não foram identificadas crianças, adolescentes ou idosos no local.
Entre os encaminhamentos da ação, um homem seguiu para acolhimento na Casa de Passagem Amine Daou; seis pessoas, sendo cinco homens e uma mulher, foram conduzidas para tratamento contra dependência química; uma pessoa foi direcionada para acesso a benefício social; duas pessoas recolocadas no mercado de trabalho; cinco pessoas recusaram qualquer forma de intervenção; e três afirmaram não residir no local, estando apenas de passagem.
A Unidade de Saúde da Família (USF) Leonor de Freitas deu suporte clínico aos atendimentos, garantindo acolhimento médico e encaminhamentos necessários.
Secretários reforçam compromisso
Segundo o secretário da Semasc, Saullo Vianna, a ação representa a união da gestão municipal para enfrentar uma realidade que se agravou no mundo após a pandemia.
“Nosso trabalho é resgatar a dignidade dessas pessoas, oferecendo acolhimento, Auxílio-Aluguel, encaminhamento para abrigos e tratamento de saúde. Vamos também ofertar vagas de emprego e cursos de qualificação. Cuidar das pessoas é fundamental, e é isso que estamos fazendo”.