30.3 C
Manaus
27 de fevereiro de 2024 | 14:59

Piauí aprova lei contra apreensão de veículos em atraso com IPVA, mas governo do AM rejeita a proposta

O deputado Dermilson Chagas (Podemos) disse hoje (14-out) que o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), prejudicou a população do Estado, que está desempregada e enfrentando problemas financeiros devido à pandemia, por isso não consegue pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Dermilson Chagas explica que essas pessoas estão sujeitas a terem seus carros ou motos apreendidos pelas blitzes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) em conjunto com a Polícia Militar (PMAM) porque o governador vetou totalmente o Projeto de Lei nº 241/2019, de autoria do deputado Wilker Barreto (Podemos), que proíbe a apreensão de veículos por débitos de IPVA nas ações e operações realizadas pela autoridade estadual de trânsito no Estado do Amazonas, sem o devido processo legal.

Dermilson Chagas, que foi um dos poucos deputados estaduais que votou pela derrubada do veto, justificou que a proposta é benéfica à população, especialmente a que está desempregada ou passando por situações de comprometimento financeiro.

O parlamentar destacou que o PL não defende o não pagamento do IPVA, mas apenas que o veículo não seja apreendido, sem o devido processo legal, porque carro e moto são essenciais para o deslocamento da população.

“O governador Wilson Lima aplicou veto total ao Projeto de Lei que iria beneficiar toda a população do Estado que possui veículos, alegando, por meio da Procuradoria Geral do Amazonas, que a matéria é um ‘erro de iniciativa’, porque a Aleam não tem competência para legislar sobre essas questões. Ele não sancionou essa lei sob essa desculpa, mas o governador do Piauí, José Wellington Dias, sancionou a Lei nº 7.592, no dia 1º de outubro deste ano, que é a mesma proposta que foi apresentada aqui e que foi rejeitada pela base do Governo, que manteve o veto total do governador Wilson Lima. Isso é a prova cabal de que este governo não está do lado da população”, assegurou Dermilson Chagas.

Relembre o caso

 

O veto total do governador Wilson Lima ao Projeto de Lei nº 241/2019, de autoria do deputado Wilker Barreto (Podemos), foi votado no último dia 6 de outubro, no plenário da Aleam.

Na ocasião, o líder do Governo na Casa, deputado Felipe Souza (Patriota), discursou a favor do veto total e incentivou os demais membros da base governista a seguir o seu voto.

Leia também outras matérias

Pesquisa revela crescimento de Amazonino e que Wilson Lima não chega ao segundo turno

Redação Zero Hora AM

Proposta do deputado Wilker Barreto para que gás de cozinha não tenha aumento ganha força na Aleam

Redação Zero Hora AM

Dep. Wilker Barreto é impedido de fiscalizar maternidade e aciona parlamento Amazônico e Unale

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo