30.3 C
Manaus
23 de novembro de 2024 | 21:58

Reconhecimento: piloto que trouxe vacinas e ajudou amazonenses no pico da pandemia recebe medalha na Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concedeu hoje (07-ago) a Medalha Ruy Araújo ao piloto amazonense Geraldo Costa de Meneses, 52, pelo reconhecimento à sua vasta experiência e feitos no campo da aviação nacional e internacional em prol do Amazonas, especialmente no período da pandemia Covid-19.

A entrega da honraria, considerada a mais alta do Poder Legislativo, foi iniciativa do deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) e visa agraciar personalidades pelos serviços relevantes prestados em prol da sociedade amazonense.

A cerimônia, realizada no plenário Ruy Araújo da Casa Legislativa, foi presidida pelo deputado estadual João Luiz (PRB) e contou com a presença de familiares, amigos e demais convidados do homenageado.

Com mais de 30 anos de carreira na aviação, Harley, como é chamado na profissão, já atravessou o mundo levando o nome do Amazonas, através de inúmeras viagens nas Américas, Caribe e Europa, que o credenciaram a atingir a marca de 14 mil horas de voo.

Salvando vidas

No período mais triste da humanidade neste século, que foi a pandemia da Covid-19, o piloto amazonense usou a sua vasta experiência para trazer mantimentos para socorrer a população amazonense no pico da doença no Estado.

“No auge da pandemia, eu recebi um telefonema de um brigadeiro da Força Aérea Brasileira questionando a viabilidade da Latam, a única empresa aérea no Brasil que tinha capacidade e logística de ir até a China buscar insumos hospitalares pro combate à Covid no Brasil. Em menos de 10 dias, a gente montou uma ponte aérea Brasil-China, com uma parada técnica em Amsterdã. E eu tive o privilégio de realizar o primeiro pouso no Brasil trazendo insumos hospitalares para o combate à Covid”, disse Harley.

Crise do oxigênio

Já na crise do oxigênio que “sufocou” Manaus, em janeiro de 2021, Geraldo em mais um gesto de solidariedade, transportou milhões de doses de vacina para o território amazonense num voo da Latam, companhia aérea que atua.

Logo em seguida, veio a crise de Manaus e essa eu tive um envolvimento pessoal e emocional muito forte por saber que minha cidade estava sofrendo bastante. Eu me empenhei bastante e, em menos de dois dias, o nosso avião solidário da Latam, começou a trazer equipamentos para Manaus, transportando mais de 270 milhões de doses de vacina. Eu tenho certeza que uma em cada 3 vacinas que os braços dos brasileiros tomaram viajaram nas asas da Latam. Isso sem cobrar nenhum centavo, foi a nossa contribuição para que a gente passasse e virasse essa página”, relatou o piloto.

Orgulho para os amazonenses

Para Wilker, a relevante carreira e os feitos no campo da aviação foram fundamentais para indicação desta homenagem na Casa Legislativa.

“Eu apresentei a homenagem porque nos orgulha ter um amazonense dentro de um cargo de destaque da maior empresa da América Latina, e principalmente pelo seu lado humanitário de poder olhar com carinho pelo nosso País e pelo nosso povo nos momentos mais trágicos da história desse Estado. Eu quero te agradecer pelo que você se fez pelo que você fez pelo povo do Amazonas. Muito obrigado”, agradeceu Wilker.

Biografia

Graduado em ciências aeronáuticas pela Universidade Anhembi Morumbi, Geraldo Costa de Meneses se consagrou como piloto com vasta experiência em voos internacionais nas Américas, Caribe e Europa.

Atuou como instrutor e inspetor de simulador e rota em aeronaves Fokker100, AirBus32F e Boeing 777/767, e recentemente no Boeing 787.

O homenageado foi responsável pela implementação do Sistema de Monitoramento de Dados de Voo (FOQA) na TAM Airlines, agora LATAM Airlines Brasil, e também liderou a implementação do Programa SMS na LATAM Brasil.

Foi Diretor de Segurança Operacional por mais de seis anos, participando de inúmeras investigações como representante da empresa. Nesta área foi líder de uma equipe com aproximadamente 450 pessoas.

Em abril de 2015, deixou o cargo de Diretor Sênior de Segurança Operacional & Security para assumir o cargo de Diretor Sênior de Operações e Treinamento de Voo, LATAM AIRLINES (Operação Pax e Carga).

Essa área é responsável por gerenciar mais de 1700 pilotos, Engenharia de Operações e despacho de voo, com mais de 150 funcionários. Também responsável pela implementação do AirBus350 e Boeing 787-9 na LATAM Airlines Brasil.

Em 2013 recebeu a Medalha de Mérito SIPAER pelo reconhecimento aos serviços prestados à de segurança de voo no Brasil.

Em 2020 recebeu a Medalha Mérito Santos Dumont, mais alta condecoração da Força Aérea Brasileira. Participou ativamente do IATA RCG (LATAM / CAR) de 2009 a 2013. Nesse período, foi eleito vice-presidente do grupo.

No último dia 2 de agosto, o piloto amazonense foi o comandante da tripulação responsável pelo primeiro voo da companhia aérea Latam entre Guarulhos (SP) e Los Angeles (EUA), inaugurando o 22° destino internacional direto da companhia brasileira.

Leia também outras matérias

Residência pega fogo em Manaus; na casa estavam idosos e crianças

Redação Zero Hora AM

TCE-AM julga 57 processos na segunda-feira (10)

Redação Zero Hora AM

Competição Internacional de Direito avança para etapa de negociações com participação de estudantes de 15 países

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo