31.3 C
Manaus
4 de abril de 2025 | 19:43

PL do dep. federal Silas Câmara prevê aumento da pena para veterinário que praticar maus-tratos

O Projeto de Lei 619/23 aumenta o rigor das penas aplicadas a médicos veterinários por crimes cometidos no exercício da profissão. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Além de aumentar o prazo de suspensão de até 3 meses para 3 meses a 12 meses, a proposta define casos específicos em que a cassação deverá ser aplicada. Entre eles, reincidir em erros por inépcia profissional, ser suspenso por três vezes, ou praticar crime contra o meio ambiente ou com alta reprovação social, como o de maus-tratos, por exemplo.

Autor do projeto, o deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) cita o caso do médico veterinário que foi preso, em 2019, por participar de rinhas de cães da raça pitbull.

“Um caso extremamente grave, pois os animais não apenas lutavam até a morte, mas eram reanimados e quando de fato morriam tinham seus corpos assados para alimentar os outros animais”, lembra Câmara.

Segundo ele, após processo disciplinar, o profissional acabou punido com suspensão de 80 dias e multa de R$ 3 mil. “Inegável que a penalidade não foi compatível com as condutas do médico veterinário, que, nesse caso, deveria ter sido cassado”, critica Silas Câmara.

O texto, que altera a lei que regulamenta a profissão do médico veterinário (Lei 5.517/68), também define que a multa a ser aplicada ao profissional deve variar entre o valor de três e de 20 anuidades do Conselho Federal de Medicina Veterinária, podendo ser aplicada juntamente com censura ou suspensão.

Tramitação

A proposta ainda será despachada para as comissões da Casa.

 

 

Leia também outras matérias

Vereador não sabe se apoia Wilson Lima e recebe críticas nas redes sociais

Redação Zero Hora AM

Homem mata colega após negar relação amorosa em Manaus

Redação Zero Hora AM

Na posse de ministro do Turismo, Wilson Lima diz que união dos governos do Estado e Federal fortalece o Turismo no AM

Redação Zero Hora AM
Carregando....