Por: Fábio Costa
Redação ZH – Uma menina identificada como: Maria Eduarda, 09 anos de idade, foi trazida a um posto policial localizado na barreira, zona norte de Manau, praticamente sem vida. Nos braços do pai Maison, a criança foi vítima de afogamento.
A jovem estava sem os batimentos cardíacos e já não respirava. Foi quando de imediato, o tenente Osvaldo, com sua experiência e conhecimentos básico em Primeiros Socorros realizou a manobra de RCP “ Ressuscitação Cardiopulmonar” com o apoio da equipe dos demais militares que estavam de serviço no local. O caso aconteceu, por volta das 13hs deste domingo (17-nov).
(veja o vídeo)
Durante o procedimento básico, os batimentos e respiração da criança voltaram e em seguida Maria Eduarda foi conduzida ao Hospital e Pronto-Socorro Delphina Azziz para receber os primeiros atendimentos médico. No hospital a criança foi atendida pelo médico plantonista, Guilherme César que destacou a atuação do policial militar, “foi de suma importância, pois a menina poderia ter chegado sem vida a unidade hospitalar”, declarou o médico.
Maria Eduarda permaneceu no Hospital realizando alguns procedimentos médicos, mas sem risco de morte até a saída dos policiais do local. A menina posteriormente foi removida para o Pronto Socorro Joãozinho, para receber os atendimentos paliativos com profissionais especializados. O acidente ocorreu no Balneário Vivenda das Palmeiras enquanto a vítima se divertia com os seus pais.