19 de novembro de 2025 | 14:06

Poluição visual: cabos e fios em desuso são retirados da rua Marcílio Dias

Em combate à poluição visual e desordem urbana, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), em parceria com a Amazonas Energia e empresas de telefonia, realizou uma nova retirada de cabos e fios obsoletos na rua Marcílio Dias, no Centro da cidade.

A ação faz parte dos serviços do “Mutirão do Bairro”, que na semana passada retirou mais de 400 quilos de cabos e fios obsoletos na rua Guilherme Moreira.

“Estamos removendo cabos que não têm mais utilidade, ainda da época da telefonia fixa, dos anos 90 e 2000. Isso gera sujeira, poluição visual e perigo, como risco de incêndios. A ordem do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Júnior é clara, organizar e revitalizar o Centro, trazendo segurança e urbanidade”, destacou o vice-presidente do Implurb, Antonio Peixoto.

Retirada da “rede morta”

O supervisor de campo da Amazonas Energia, Igor Pedroso, explicou que a operação é realizada de forma programada, para reduzir o impacto no trânsito e no fluxo de pedestres.

“Na primeira ação tivemos sucesso e a população já pode perceber a melhoria. Agora, seguimos na segunda etapa com a mesma previsão, concluir no mesmo dia, trazendo organização e segurança”, afirmou.

Além da retirada da “rede morta”, técnicos fizeram também a realocação e organização da fiação em uso, deixando os postes mais limpos e seguros. No próximo domingo, 24/8, uma nova operação será realizada na rua Marechal Deodoro, conhecida pelo comércio de “bate-palmas”.

Centro

As operações terão continuidade em vias como a avenida Marechal Deodoro e seguirão por etapas até contemplar todo o Centro. O modelo, segundo o Implurb, deverá ser replicado em outras áreas da capital.

“Vamos fazer este ordenamento de forma programada e gradual, permanecendo no Centro enquanto for necessário. E buscaremos levar para outras zonas da cidade reduzindo o impacto negativo do excesso de fiação nos postes”, concluiu Peixoto.

O “Mutirão no Bairro” no Centro foi lançado no último dia 4/8. A cooperação entre o poder público e as empresas privadas é fundamental para o sucesso da iniciativa, que serve como um modelo para futuras ações de requalificação urbana.

Leia também outras matérias

Amazonas lidera ranking de apreensões de drogas na região Norte, apontam dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Redação Zero Hora AM

“Empresa incrível”: Águas de Manaus presenteia colaboradores com palestra do bicampeão olímpico Serginho

Redação Zero Hora AM

PREVISÃO DO TEMPO: Norte tem previsão de chuva nesta quarta

Redação Zero Hora AM
Carregando....