30.3 C
Manaus
27 de fevereiro de 2024 | 16:07

Controle pedagógico e reconhecimento marcam posse da conselheira Yara Lins, nova presidente do TCE-AM

Com a promessa de avançar na transparência e iniciar uma nova fase democrática na Corte de Contas, a nova presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins dos Santos, iniciou sua gestão agradecendo pelo reconhecimento dos serviços prestados e demonstrando valorizar o diálogo para o avanço da administração pública no estado.

A solenidade de posse ocorreu hoje (1º-dez), no Teatro Amazonas, com a presença de diversas autoridades do Estado, membros do Tribunal e convidados.

O corpo diretivo recém-empossado ficará à frente do TCE-AM pelos próximos dois anos (2024-2025).

O discurso de posse da conselheira-presidente Yara Lins dos Santos foi focado na promessa de um trabalho árduo em prol do desenvolvimento da administração pública no Amazonas, por meio de um controle efetivo da Corte de Contas, sobretudo no investimento na área pedagógica.

“Vamos atuar no controle externo de maneira focada em proporcionar benefícios à capital Manaus e a todos os municípios do interior. O Tribunal não deve ser somente punitivo, primeiramente, tem que ter como prioridade a orientação pedagógica, para que os gestores possam ser orientados para evitar falhas e punições”, afirmou a nova presidente do TCE-AM.

Emoções marcaram discurso

Ao falar de seus pais, a presidente não conteve a emoção e destacou a alegria em ter seu trabalho reconhecido ao ser eleita pela segunda vez para comandar a Corte de Contas, prometendo manter os valores que marcaram sua primeira gestão.

“Na primeira vez que assumi a presidência, em 2017, aqui mesmo nesse Teatro, vi uma cena que infelizmente jamais irá se repetir. Meus pais, José Araújo Rodrigues e Terezinha Lins Rodrigues, estavam sentados na primeira fileira. Mesmo sem que dissessem nada, eu podia sentir o amor, carinho e felicidade nos olhares de ambos”, disse a conselheira ao relembrar dos pais, já falecidos.

Seis anos depois, meus pais já não estão mais entre nós. Deixaram a saudade e os ensinamentos que ficarão marcados em mim para sempre, como valores invioláveis, entre eles, a integridade, a coragem e a força para escrever mais este capítulo na minha história profissional”, disse a conselheira Yara Lins dos Santos, visivelmente emocionada.

Trajetória

Primeira mulher a presidir a Corte de Contas e única membra do Tribunal Pleno, Yara Lins dos Santos teve uma carreira ascendente na administração pública.

Funcionária de carreira, ingressou no TCE-AM como taquígrafa em 1975, somando quase cinco décadas de serviço à Corte.

“Ainda aos 18 anos sonhei alto em ser conselheira do Tribunal de Contas. Me dediquei inteiramente em cada função exercida, em cada ano ao longo da minha caminhada até realizar esse sonho. Que esse momento sirva, também, para inspirar cada servidor e cada servidora a sonhar grande e sonhar alto”, disse a presidente em seu discurso de posse.

Ocupou cargos estratégicos até ser nomeada conselheira em 2014.

Em sua primeira presidência, liderou uma era de inovação e modernização no TCE-AM, implementado um dos maiores data centers da região norte.

Sua primeira gestão também foi marcada pela valorização ao servidor, com melhorias na infraestrutura e investimentos na qualidade de trabalho. Em sua segunda passagem, Yara Lins dos Santos promete repetir seu cuidado com os colaboradores.

“Passei por diversos cargos, enfrentei preconceitos e nunca desisti de acreditar e trabalhar duro para alcançar o que queria com fé e integridade. A nossa casa, o TCE-AM, é de todos nós, e juntos podemos sonhar com avanço, melhorias, harmonia, dedicação e respeito”, afirmou a conselheira.

Ao completar seu discurso, a nova presidente da Corte de Contas prometeu uma gestão íntegra.

“Assim serão os nossos próximos anos. Que bênçãos sem medidas sejam derramadas a cada dia e que a nossa força e nossa fé sejam inabaláveis para a construção dos próximos anos da nossa história, que estou convicta de que será íntegra”, concluiu a presidente.

 

Leia também outras matérias

Carreata e reuniões com centenas de pessoas marcam visita de deputado Pablo a Urucará e São Sebastião de Uatumã

Redação Zero Hora AM

Madonna completa hoje 65 anos e relembra polêmicas e quando foi excomungada pela Igreja Católica

Redação Zero Hora AM

Caio André solicita criação de centro especializado para cuidados de pessoas autistas

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo