A Prefeitura de Manaus deu ordem de serviço com início imediato para a pavimentação de quatro importantes ramais da zona rural, nas rodovias BR-174 e AM-010.
A ação, conduzida pelo prefeito David Almeida, nesta quinta-feira (31-jul), integra o maior programa de asfaltamento rural da história da capital e é viabilizada por emenda parlamentar do senador Eduardo Braga.
“Você muda a vida das pessoas, quando transforma a lama no inverno e a poeira no verão em asfalto. Isso é dignidade, é saúde pública, é qualidade de vida”, afirmou David Almeida, durante visita técnica ao ramal Cuieiras, um dos primeiros a receber as frentes de trabalho.
As obras iniciadas ainda nesta quinta-feira, se somam a uma série de intervenções viárias que a Prefeitura de Manaus já executa na zona rural. O novo pacote contempla mais de 14 quilômetros de pavimentação nos ramais Pedro Dias (1,3 km), Vicinal Três Galhos (3,3 km), Cuieiras (3,22 km), na BR-174, e o ramal São Francisco (6,22 km), na AM-010.
“A zona rural também é Manaus. Quem mora nesses ramais sabe a diferença que faz um asfalto de qualidade no dia a dia. É acesso à cidade, à escola e aos hospitais. Estamos levando dignidade para quem mais precisa e isso é compromisso da gestão do prefeito David firmado com o povo da zona rural e que estamos cumprindo com responsabilidade e seriedade”, destacou o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior.
Mais de 10 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) serão aplicadas, garantindo durabilidade e segurança no tráfego local. Com a chegada do verão amazônico, os serviços foram acelerados para assegurar a trafegabilidade de veículos escolares, o escoamento da produção rural e o acesso de famílias a serviços essenciais. Cerca de 4 mil famílias serão diretamente beneficiadas nesta etapa.
Morador do ramal São Francisco há mais de 20 anos, o agricultor Osmo Balieiro, de 58 anos, expressou entusiasmo com o início das obras. “Essa iniciativa é muito boa. Grandiosa mesmo, da gestão pública, que está proporcionando aos pequenos produtores da zona rural melhorias concretas.
Isso vai trazer um desenvolvimento melhor para uma área que antes era esquecida. Hoje, a zona rural está sendo bem-vista e temos acesso a políticas públicas. É bom saber que tem autoridades comprometidas em ajudar nossa zona rural”, afirmou.
Segundo o chefe do Executivo municipal, essa é apenas a primeira de quatro ordens de serviço previstas para as próximas semanas. “Já na próxima semana, começamos o ramal Arthur Virgílio, seguido do Mat Marcha. Toda semana vamos iniciar uma nova frente de trabalho. A zona rural entrou no nosso radar e não sairá mais”, afirmou o prefeito.
Durante a coletiva, ele também reforçou o apoio da bancada federal nas obras estruturantes da cidade. “Se não fosse a ajuda do senador Eduardo Braga, nós certamente não estaríamos aqui transformando a vida das pessoas. Nosso agradecimento é em nome de cada família beneficiada”, concluiu.
Obras
Desde 2021, a gestão municipal já levou pavimentação a 13 ramais, rompendo um ciclo histórico de abandono. Entre as áreas já atendidas estão: Baiano, Água Branca, Matrinxã, Bom Jesus, Cachoeira do Leão, Cristo Rei, Ipiranga, Paraíso Verde, Areal, São Francisco, Acará, ramal do km 45 da AM-010 e Rio Branquinho.
As frentes de trabalho são coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), com uso de maquinário pesado, planejamento estratégico e acompanhamento técnico, assegurando qualidade e celeridade na execução dos serviços.