No Dia do Servidor Público, comemorado nesta segunda-feira (28-out) o prefeito de Manaus, David Almeida, ao parabenizar os mais de 34 mil funcionários da administração municipal, destacou a importância desses trabalhadores para o êxito da gestão.
“Hoje, quero fazer uma referência especial a uma categoria fundamental para os resultados positivos que nossa gestão tem conseguido alcançar. Falo dos servidores públicos municipais, de todos os níveis e tipos de vínculo com a administração: efetivos, celetistas, RDAs, comissionados e os nossos estagiários. Eles são a mola propulsora para o êxito da gestão”, ressaltou Almeida.
O chefe do Executivo municipal lembrou que, desde janeiro de 2021, o cuidado e a atenção com os servidores da prefeitura foram intensificados. Nesse sentido, foram providenciadas a correção de defasagens de benefícios e criados mecanismos com a finalidade de reconhecer o empenho e a dedicação pelo trabalho realizado.
Uma dessas iniciativas de valorização dos servidores foi a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, o PCCR, para os servidores da Área Não Específica, que beneficiou mais de 1,5 mil servidores que não dispunham de um mecanismo que possibilitasse a evolução na carreira, por não estarem vinculados a nenhuma das áreas da administração municipal com planos próprios, como Finanças, Educação e Saúde.
Além disso, a prefeitura efetuou o pagamento das datas-bases dos servidores, autorizou promoções e progressões previstas nos planos de cada categoria, inclusive com o enquadramento dos servidores da Área Não-Específica. Também foram realizados concursos públicos para a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com mais de duas mil vagas, com a nomeação dos classificados, e para a contratação de mais de 200 novos guardas municipais, em fase de finalização.
A oferta de oportunidade de qualificação foi outra ação da gestão que, por meio de convênio com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), possibilitou que 42 servidores da prefeitura concluíssem o curso de Pós-graduação de Especialização “Lato Sensu” MBA em Gestão de Pessoas.
Entre as medidas de reconhecimento, há, ainda, a correção de uma defasagem que já durava 16 anos, com o reajuste dos salários dos servidores ocupantes de cargos em comissão e funções gratificadas no âmbito do município de Manaus, e a correção do auxílio-alimentação, reajustado em mais de 100%. Atualmente, o valor pago é de R$ 528.
A prefeitura também promoveu atividades com foco nos estagiários, estudantes que, na prefeitura, têm a oportunidade de ter contato com as primeiras atividades na área em que escolheram para atuar profissionalmente, adquirindo experiência e conhecimentos técnicos. Hoje, quase 1.800 estagiários atuam na prefeitura.
“Nessa engrenagem que é o serviço público, cada um representa uma peça indispensável e essa importância eu enxergo desde que assumi a prefeitura e quero fazer muito mais para que nossos servidores tenham cada vez mais orgulho de trabalhar na Prefeitura de Manaus pelo desenvolvimento de nossa cidade”, finalizou o prefeito David Almeida.