26.3 C
Manaus
2 de fevereiro de 2025 | 21:50

Prefeito David Almeida entrega casa de farinha no Ramal do Brasileirinho e beneficia 150 famílias

Neste domingo (02-fev), o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou uma nova casa de farinha no Ramal do Brasileirinho, zona Leste da cidade. A obra, realizada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), teve um investimento de R$ 250 mil e beneficiará diretamente cerca de 150 famílias das comunidades Água Branca, Uberê e do próprio ramal, impulsionando a produção da mandioca, principal atividade agrícola da região.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, além do secretário da Semacc, Wanderson Costa. Essa é a segunda Casa de Farinha entregue pela atual gestão, consolidando o compromisso da prefeitura com a valorização da agricultura familiar e o fortalecimento da produção rural na capital.

Com uma estrutura moderna e equipamentos adequados, como máquinas de moagem, relador, prensa mecânica, pesagem, forno, tacho, grupo de gerador de energia e bomba d’água, o espaço permitirá que os produtores otimizem o processamento da mandioca, aumentando a produtividade e a qualidade dos derivados, como farinha, tucupi, tapioca e beiju. Além do impacto econômico, a Casa de Farinha preserva a cultura tradicional da região, aliando métodos artesanais a novas tecnologias para aumentar a eficiência e reduzir o desperdício.

Durante a entrega, o prefeito David Almeida destacou a importância do investimento na zona rural de Manaus. “Eu começo fevereiro entregando uma casa de farinha na zona rural, onde nossa meta é chegar e mecanizar todas as áreas da cidade que trabalham com a produção rural. Esse é o trabalho que temos realizado na zona rural. Estivemos presentes asfaltando e recuperando ramais, incentivando a produção rural e prestando assistência à população tanto durante a enchente, quanto na estiagem”.

O vice-prefeito e secretário da Seminf, Renato Júnior, ressaltou o trabalho da prefeitura para garantir infraestrutura e desenvolvimento às comunidades rurais. “Com essa entrega, a gestão do prefeito David valoriza a cultura e a tradição. A casa de farinha representa mais do que uma estrutura física; ela é um símbolo da identidade do povo amazonense. Essa entrega é uma garantia de infraestrutura adequada para quem trabalha na produção, porque a mecanização desse processo aumenta a produtividade e reduz custos”.

O secretário da Semacc, Wanderson Costa, destacou a relevância da iniciativa para o setor agrícola. “Nós estamos trabalhando a assistência técnica, ouvindo e fomentando essas comunidades para que todos esses subprodutos da mandioca cheguem nas feiras e mercados da nossa capital, para você ter a tapioca lá na feira tudo passa pelo processo de produção e fomento da cadeia produtiva da mandioca, que também é feito aqui na área do Brasileirinho”.

Para os moradores, a entrega da Casa de Farinha representa uma conquista aguardada há anos. A presidente da Associação de Produtores do Brasileirinho, Silvia Rodrigues, vive há mais de três décadas no Ramal do Brasileirinho e comemorou a inauguração.

“Vocês não sabem como meu coração está feliz. E não é só o meu, mas também o daqueles que tanto esperaram por esta casa de farinha. Vocês não imaginam o incentivo que isso representa para a nossa comunidade do Brasileirinho. Com a gestão do nosso prefeito, temos evoluído muito. Posso dizer que nunca antes nossa comunidade recebeu tantos benefícios como os que têm chegado agora, sob a liderança do prefeito David Almeida”.

Incentivo

Nos últimos quatro anos, a gestão municipal incentivou o cultivo de mandioca nas comunidades de agricultura familiar de diversos polos rurais em Manaus, com a distribuição de manivas com qualidade genética e fitossanitária. Esse trabalho permite o aumento da produção da farinha, que é matéria-prima para a goma de tapioca e o pé de moleque, alguns dos subprodutos mais consumidos diariamente pelos manauaras.

Além de fomentar a economia local, essas ações reforçam o compromisso da Prefeitura de Manaus com a valorização dos produtores rurais, a sustentabilidade no setor agrícola e a ampliação das oportunidades para a população da zona rural.

Leia também outras matérias

Passageira de moto por aplicativo morre em grave acidente na avenida Max Teixeira em Manaus

Redação Zero Hora AM

Líderes do Controle Externo do TCE-AM fazem treinamento para dimensionar necessidades de setores

Redação Zero Hora AM

Sassá participa de paralisação de trabalhadores da construção civil em Manaus

Hugo Bronzere
Carregando....