29.3 C
Manaus
7 de julho de 2025 | 18:58

Prefeito David Almeida implementa ônibus que reduzem em 70% a emissão de gases poluentes

A Prefeitura de Manaus está renovando a frota do transporte coletivo na capital, são quase 400 ônibus novos que já foram entregues à população desde 2021, e, além do conforto, os novos veículos possuem tecnologia que agride menos o meio ambiente, chamada de sistema Euro 6.

Essa tecnologia foi adotada pela União Europeia para redução da emissão dos gases poluentes, alcançando a marca de 70% menos emissões.

Esses ônibus passaram a ser comercializados no Brasil em 2023, após regulamentação aprovada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que implementou o Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve P8).

A prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), adquiriu 155 veículos com o sistema Euro 6.

“Investimos bastante na melhoria do transporte coletivo em Manaus, um conjunto de forças para renovação da frota, e agora com a tecnologia dos modelos de ônibus Euro 6, que são veículos mais sustentáveis e que agridem menos o meio ambiente. Dessa forma nós oferecemos mais conforto, segurança e também cuidamos da saúde da nossa população”, enfatizou o prefeito David Almeida.

A principal marca desses veículos é a redução de 75% da emissão de óxido de nitrogênio, que é o principal causador do chamado efeito estufa, que destrói a nossa camada de ozônio, responsável pela proteção do planeta contra radiações nocivas aos seres vivos.

Há ainda a redução de 70% na emissão de hidrocarbonetos, e de 50% menos material particulado, além de deixar de emitir cerca de 219 Kg de dióxido de carbono (CO2) por mês.

A redução drástica na emissão de poluentes contribui na melhoria da qualidade do ar e para a saúde pública, reduzindo os impactos no sistema respiratório. Isso demonstra o compromisso da gestão municipal em reduzir o impacto ambiental, buscando soluções mais sustentáveis no sistema de mobilidade urbana.

A frota operante atual do sistema público de mobilidade urbana da capital é de 1.120 veículos, com cerca de 800 veículos na frota circulante, sendo que a metade possui ar-condicionado.

A renovação da frota foi de 36% desde o início da gestão atual, com 383 novos ônibus entregues à população.

Leia também outras matérias

Moradores de seis cidades da Paraíba poderão contar com novas rádios educativas

Redação Zero Hora AM

CPI da Águas de Manaus está perto de sair do papel, avalia vereador Sassá da Construção Civil

Redação Zero Hora AM

Prefeitura de Presidente Figueiredo e Sebrae Amazonas realizam visita técnica em Bonito/MS

Redação Zero Hora AM
Carregando....