31.3 C
Manaus
26 de abril de 2024 | 17:08

Prefeito de Manaus anuncia “novamente” a instalação de radares de velocidade na capital

David Almeida, prefeito de Manaus,  anunciou pela segunda vez a reinstalação de radares eletrônicos (corujinhas)  nas ruas da capital. A retomada da fiscalização foi anunciada na manhã de ontem segunda-feira (06-fev) na solenidade de abertura dos trabalhos da CMM (Câmara Municipal de Manaus).

O prefeito citou a volta dos aparelhos, pela primeira vez, no dia 31 de agosto de 2022, após repercussão de um grave acidente na avenida Rodrigo Octávio.

A segunda promessa ocorre após polêmica com motociclistas por aplicativos, alvos de operação de apreensão de motos na última quinta-feira (02-fev), que gerou protesto da categoria em frente à sede do IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana).

O prefeito justificou o retorno do radares com o aumento no número de acidentes envolvendo motos em Manaus.

A quantidade de radares, como vão funcionar e onde serão instalados não foram reveladas pelo prefeito.

Os radares foram desativados em Manaus, em 2015, quando terminou o contrato na gestão do então prefeito Amazonino Mendes (2009 a 2012) com a empresa Consladel.

Quatro anos depois (2019), o então prefeito Arthur Virgílio Neto tentou reimplantar o equipamento, sem sucesso.

Números

O IMMU registrou 92 acidentes de trânsito na capital amazonense no período de 1º a 16 de janeiro deste ano. O instituto identificou as avenidas Torquato Tapajós, Cosme Ferreira, Efigênio Salles, Coronel Teixeira, do Turismo, e das Torres com as maiores ocorrências.

Não há referência sobre acidentes envolvendo motociclistas que trabalham com o transporte de passageiros.

A reportagem solicitou à assessoria do IMMU o número de acidentes envolvendo condutores de motocicletas em Manaus nos últimos três anos (2020 a 2022), mas não recebeu resposta.

Dados

Também foi solicitado o número de radares, quando serão instalados e quais os lugares que receberão os aparelhos, mas também não houve retorno.

De acordo com informação do Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas), em 2021 houve redução no número de acidentes de trânsito, mas segundo o órgão o número de mortos aumentou.

 

Leia também outras matérias

Manaus lidera ranking nacional de empregabilidade com 3,6 mil trabalhadores inseridos no mercado de trabalho

Redação Zero Hora AM

“O profissional terá acesso aos serviços do Crea na palma da mão”, diz Alisson Leão

Redação Zero Hora AM

Moradores de Manaus se humilham para impedir instalação de medidores aéreos de energia

Redação Zero Hora AM
Carregando....
Pular para o conteúdo