15 de janeiro de 2026 | 09:25

Prefeito Ivon Rates é cobrado após atraso no ano letivo da zona rural de Envira

O município de Envira, distante 1.208 km de Manaus, vive uma grave crise na educação pública. Mesmo com o ano de 2025 já em curso há quase seis meses, o ano letivo nas escolas da zona rural sequer teve início.

Aproximadamente 1.500 estudantes continuam sem aula, embora a prefeitura tenha prometido iniciar as atividades escolares no dia 24 de março.

A justificativa apresentada pelo prefeito, segundo vereadores ouvidos pela reportagem, seria a falta de material escolar e didático nas comunidades rurais.

Na última sexta-feira (09-mai), um dos vereadores da oposição usou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar explicações da Prefeitura de Envira e exigir uma solução imediata para o problema.

Moradores das comunidades afetadas disseram à reportagem que as crianças estão há meses sem atividade pedagógica.

Outro lado

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Envira enviou nota afirmando que os materiais que faltam já foram adquiridos e em breve as aulas deve iniciar.

“O não cumprimento do início das aulas na zona rural com base na data divulgada deu-se pela desestruturação encontrada in loco e aquisição de materiais necessários para o início. Superar o atraso decorrente do abandono do processo escolar tem sido nosso maior desafio, mas nunca faltou compromisso da Administração”, diz nota da prefeitura.

Leia também outras matérias

Saúde nas férias: pediatra incentiva check-up antes do período letivo

Redação Zero Hora AM

GRIPE: Cerca de 23,5 milhões de pessoas do Nordeste devem ser vacinadas

Redação Zero Hora AM

Zonas leste e oeste de Manaus vão ganhar postos de Saúde em abril, anuncia David Almeida

fabiocosta
Carregando....