27.3 C
Manaus
2 de maio de 2024 | 06:30

Sem apoio financeiro, prefeituras enfrentam sozinhas a seca recorde, afirma Wilker

O rio Negro atingiu na segunda-feira (16-out) o triste recorde de 13,49 metros de profundidade, tornando o nível mais baixo desde que a medição começou a ser feita, há 121 anos.

A seca severa que atinge os rios do Amazonas foi discutida hoje (17-out) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), onde o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) cobrou do Poder Público mais apoio às prefeituras e, principalmente, aos moradores do interior.

Segundo o deputado, as prefeituras, até o momento, não receberam recursos para enfrentar a estiagem.

“Quem está pagando a conta são as prefeituras, o primo pobre, que mantém hospitais e agora têm que socorrer a população na seca severa”, afirmou o deputado.

Wilker lamentou a demora no envio de recursos financeiros e cobrou medidas mais enérgicas por parte dos poderes Federal e Estadual.

“Estamos há um mês sofrendo com a estiagem! As chuvas amenizaram a questão dos focos de incêndio, mas não tiraram o perigo do desabastecimento, da falta de água e do sofrimento dos moradores no interior”, ressaltou o deputado.

“O Governo Federal manda R$ 200 milhões, mas até esse dinheiro chegar, já estaremos na época da cheia. Eu só vejo reunião, vem vice-presidente, ministro e o interior não dá um passo à frente nesta seca”, finalizou.

Leia também outras matérias

VÍDEO – Mulher com seios de fora é presa por andar de moto e desviar atenção de motoristas

Redação Zero Hora AM

Decisão da Justiça do AM exclui lanchonetes de pagarem imposto de insumos

Redação Zero Hora AM

Polícia pede ajuda para encontrar homem acusado de estupr0

Hugo Bronzere
Carregando....
Pular para o conteúdo